Lygia Fagundes Telles é uma das maiores representantes do movimento pós-modernista no Brasil. O estilo literário de Lygia é caracterizado por explorar, intimamente, a psicologia feminina e por representar a vida nos centros urbanos. Em 1982, Lygia foi eleita para a Academia Paulista de Letras.
Estilo literário de Lygia Fagundes Telles
Lygia Fagundes Telles faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Desse modo, suas obras apresentam as seguintes características: Prosa intimista. Conflito existencial.
A obra de Lispector apresenta características intimistas, o indivíduo, com seus questionamentos e sua intimidade, é a peça mais importante. A representação do pensamento não é feita de forma linear, é livre e desordenada. É possível ainda identificar a instrospecção na técnica de desenvolvimento de texto.
A prosa intimista (ou prosa de sondagem psicológica) é um estilo literário em que as emoções e sentimentos do escritor e dos personagens da obra são refletidos na escrita. Ou seja, o foco maior reside na exploração dos aspectos humanos e sobretudo, no tempo psicológico dos personagens envolvidos na trama.
Além de abordar intensamente a temática feminina, Lygia abriu espaço em sua obra para temas como a vida nas grandes cidades, assim como os problemas sociais e outros temas polêmicos, como drogas, adultério e o amor.
40 curiosidades que você vai gostar
Com um misto de serenidade e inquietação, Lygia Fagundes Telles passa em revista descobertas, projetos e desencantos vividos ou imaginados ao longo das décadas. Na linguagem cálida e fluente que a tornou uma das escritoras brasileiras mais amadas pelos leitores, ela funde o cômico e o comovente da experiência humana.
Lygia Fagundes Telles é uma escritora modernista brasileira. Ela faz parte da Academia Paulista de Letras (APL) e também da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2005, Lygia recebeu o “Prêmio Camões” pelo conjunto de sua obra, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa.
A prosa intimista de Clarice Lispector inaugurou uma nova estética literária ao propor uma viagem ao consciente individual de suas personagens. “Se tivesse a tolice de se perguntar quem sou eu? cairia estatelada e em cheio no chão.
Significado de Intimista
adjetivo Que se refere ao intimismo, ao movimento literário que prioriza a expressão dos sentimentos mais íntimos. [Figurado] Que tende a ser simples; que age de maneira espontânea; natural: um espetáculo intimista.
- prosa intimista: voltada para a exploração psicológica das personagens. Autores: Lygia Fagundes Telles, Osman Lins, Nélida Piñon, Ivan Ângelo e Raduan Nassar.
A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.
Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.
É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.
Com 15 anos, com a ajuda do pai, publicou seu primeiro livro de contos, "Porão e Sobrado".
Dalton Trevisan (1925) é um escritor brasileiro. Recebeu o Prêmio Camões de 2012, pelo conjunto da obra. É considerado o maior contista brasileiro contemporâneo. A publicação do seu livro "O Vampiro de Curitiba" (1965) lhe valeu o apelido, por causa de seu temperamento recluso.
Lygia Fagundes Telles é uma das maiores romancistas e contistas da Literatura brasileira e umas das grandes representantes do movimento pós-modernista.
Que é do foro íntimo ou privado. 3. Em que transparece um ambiente familiar e calmo (ex.: concerto intimista).
A palavra intimista vem sendo usada já há algum tempo para definir uma situação que tem caráter íntimo. Por exemplo: um show "intimista" é aquele em que o artista tem mais proximidade e intimidade com a platéia.
O Ensaio Boudoir hoje em dia, é usado para designar um ensaio fotográfico íntimo ou ensaio sensual feminino. ... As mulheres têm descoberto que um ensaio sensual pode ser feito para si mesma, como forma de celebrar sua beleza única e sua liberdade.
Autores da literatura brasileira contemporâneaAriano Suassuna.Antônio Callado.Adélia Prado.Cacaso.Caio Fernando Abreu.Carlos Heitor Cony.Cora Coralina.Dalton Trevisan.
Uma prosa pode ser narrativa, quando compreender história ou ficção, e demonstrativa, quando abranger a oratória e a didática como tratados, ensaios, diálogos e cartas. Além dos tipos, a prosa pode ser classificada pela função. Assim, apresenta-se sob forma argumentativa, dramática, informativa ou contemplativa.
São características da obra de Jorge Amado, exceto: a) Produziu uma literatura ideológica nos anos 30 e 40, vertente que abandonou na última fase de sua produção literária, abrindo espaço para o romance de costumes provincianos, entre eles Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Principais obras de Lygia Fagundes Telles:
Porão e Sobrado, contos, 1938. Praia Viva, contos, 1944. O Cacto Vermelho, contos, 1949. Ciranda de Pedra, romance, 1954.
Como ficar com o corpo do Chris Evans?
Como transferir pontos da CNH para outra pessoa pela internet?
Como colocar símbolo da Apple no Android?
Como transferir dados de um celular Samsung para Motorola?
Como tornar o rosto mais simétrico?
Como copiar todos os E-mails de um provedor para outro?
Como ficar com os olhos azuis naturalmente?
Como alterar nome do proprietário no CCIR?
Será que você receba o selo azul do Instagram?
Como transferir WhatsApp pelo MobileTrans?
Como saber o número do meu celular 0800?
Como fazer transferência do mercado crédito?
Como deixar o olho puxado cirurgia?