O que é o multiculturalismo: O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Alguns países apresentam uma maior multiculturalidade.
A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.
Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
A pluralidade é a base da multiculturalidade nas empresas, isso significa incluir pessoas de diversas origens, raças, gêneros e oferecer a elas oportunidades iguais de contribuição e crescimento.
16 curiosidades que você vai gostar
O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
Exemplos de Multiculturalismo
A coexistência de diversos grupos culturais as em um mesmo lugar é um exemplo de multiculturalidade e representatividade. Como quando temos em uma mesma sala de aula alunos e alunas afro-descendentes, indígenas, caucasianos e asiáticos.
Assim também, o multiculturalismo pode possuir uma lado negativo, obscuro – não em decorrência de seus objetivos, mas por ter o fator humano agregado. As pessoas não conseguem olhar por cima dos ombros de sua própria cultura e julgar o próximo com a régua da cultura dele e não da sua.
Para melhor compreensão Santos, (2006) define o multiculturalismo como um reconhecimento efetivo e respeitoso das outras culturas. E tudo para ser exitoso, se começa pelo respeito, um princípio essencial na construção do processo escolar. tem buscado a construção de um currículo emancipatório e independente.
Trabalho Pedagógico Questão 8 Correto Marcar questão Como pode ser definido o multiculturalismo Escolha uma: A resposta correta é: É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação.. ... É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.
O multiculturalismo é a valorização da diversidade cultural que busca eliminar preconceitos e estereótipos construídos historicamente, procurando formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas diferenças.
No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.
O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.
Stuart Hall, um dos pioneiros teóricos do multiculturalismo aponta uma de suas limitações ao abordar a questão das influências comerciais e culturais resultantes: ... […] Os fluxos culturais, entre as nações, e o consumismo global criam possibilidades de “identidades partilhadas” […]
A Nova História Cultural trouxe novos paradigmas, dentre eles o de prática e repre- sentação, “a história das práticas religiosas e não da teologia, a história da fala e não da lingüística, a história do experimento e não da teoria cientifica” (p. 78).
Para o autor, as quatro vertentes do multiculturalismo são: multiculturalismo conservador ou empresarial, multiculturalismo humanista liberal, multiculturalismo liberal de esquerda e multiculturalismo crítico e de resistência.
O termo multiculturalismo é utilizado para o reconhecimento e valorização de diferentes culturas e sua afirmação, procurando entender suas especificidades. Candau (2012) apresenta três sentidos distintos de multiculturalismo: 1) assimilacionista; 2) diferencialista e 3) interativo.
Cultura material. Envolve todas as produções culturais que têm como resultado objetos físicos. ... Cultura imaterial. Trata dos elementos que não têm um resultado material. ... Cultura organizacional. ... Cultura popular. ... Cultura erudita. ... Cultura de massa. ... Cultura corporal. ... Cultura material.
Outra forma de multiculturalismo — o “multiculturalismo liberal”— tenta desafiar a objetificação de culturas não-dominantes visíveis no multiculturalismo conservador, sublinhando a “semelhança” intelectual entre todos os povos, ao defender que todos podem competir igualmente no mercado capitalista, se se modificarem as ...
Diante deste cenário, disserte sobre as contribuições que o multiculturalismo pode fornecer à nossa época. RESPOSTA ESPERADA: O multiculturalismo atua no sentindo da convivência e coexistência respeitosa das diferenças que existem entre os indivíduos e os grupos sociais no interior das diferentes sociedades.
O multiculturalismo desponta como uma alternativa mais que viável de estabelecer diálogo entre as manifestações diversas de cultura e identidade, apresentando um olhar plural que visa contribuir para a edificação de alternativas educacionais que preservem a vida e o respeito a existência do “outro”.
Para que serve o morceguinho do Celta?
O que é bom para tirar cimento de roupa?
Como saber as datas dos dividendos?
Quantos anos tem um gato de 8 anos?
Como remover própolis do copo?
Como solicitar a carteirinha de estudante 2020?
Como tirar mancha de revelador do jaleco colorido?
Como saber se o médico faz parto normal?
O que é bom pra tirar tinta de caneta na roupa?
Como colocar a data de admissão?
Como jogar jogos do Google Assistente?
O que tira chiclete de calçado?
Como saber a classificação tributária de uma empresa para o eSocial?
Qual a origem de uma hipertensão arterial?
Como descobrir a concavidade de uma função?
Como saber se o ovo está Galado ou não calopsita?