A disenteria está na maioria dos casos associada com infecções por bactérias, principalmente Shigella spp. e Escherichia coli, mas também pode ser causada por parasitas, incluindo o protozoário Entamoeba histolytica.
As fontes de infecção são fezes de pessoas infectadas ou de portadores convalescentes; seres humanos são o único reservatório natural para Shigella. A disseminação direta ocorre por via fecal-oral. A disseminação indireta ocorre por alimentos contaminados e fômites.
O contágio pela Ameba, organismo causador da disenteria amebiana ocorre quando há ingesta de água ou alimentos contaminados com o parasita.
O tratamento baseia-se na administração de antibióticos para eliminar as bactérias responsáveis. Para além de o paciente se manter em repouso e seguir uma dieta ligeira, a medida complementar mais importante consiste em assegurar a adequada ingestão de líquidos, de modo a prevenir um possível quadro de desidratação.
Lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro e antes das refeições. Ao manusear ou cozinhar alimentos, deve-se lavar as mãos. As roupas do paciente infectado devem ser lavadas com água quente para eliminar os agentes infecciosos.
A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, de distribuição mundial.
É o aumento do volume das fezes, diminuição na consistência ou aumento de aquosidade e/ou aumento da freqüência das evacuações.
Shigelose é a infecção pela bactéria Gram-negativa Shigella. Ela causa uma diarreia aquosa ou disenteria (passagem frequente e muitas vezes dolorosa de pequenas quantidades de fezes que contêm sangue, pus e muco).
Disenterias bacterianas são causadas, geralmente, pela ingestão de determinadas bactérias juntamente com a água ou alimento. Ocorrem mais frequentemente no outono e têm quadros de diarreias como principal característica, que, geralmente sucessivas, manifestam-se com ou sem muco, dependendo do agente etiológico.
Assim, para diagnosticar a disenteria bacteriana é necessário fazer um exame das fezes que será um teste para a presença da bactéria Shigella. Nos casos de disenteria bacteriana leve, apenas se manter hidratado, bebendo muita água, já é o suficiente. Não é aconselhado o uso de medicamentos para aliviar a diarreia.
O tratamento pode incluir antibióticos caso a disenteria bacteriana seja grave. Soros encontrados em farmácias podem ser orientados, especialmente para crianças. Em casos de desidratação severa, a internação para o recebimento de soro intravenoso pode ser orientada. Os medicamentos mais usados para o tratamento de disenteria bacteriana são:
O que é a educação para a sociedade?
Como ativar o Midiacast no celular?
Como usar o terminal do MySQL?
Como funciona a parte elétrica do coração?
Como descobrir se existe um sindicato da sua profissão?
Como ir do aeroporto de Foz do Iguaçu para o Paraguai?
Como provar que não houve união estável?
O que renegociar um empréstimo?
Como nossos pais Belchior história?
Como adicionar nome na planilha do Excel?
O que é normalizar uma função de onda?
Quantos quilômetros de Porto de Galinhas para Maragogi?