Não sentir, ou como usualmente se diz, não sentir nada, é preocupante. É algo apenas possível em determinadas condições patológicas de natureza física, neurológica ou psiquiátrica.
A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?
Olá! Em primeiro lugar, procure ajuda profissional. Pelo seu relato, é possível perceber que você está com o humor deprimido, perda de prazer e interesse na vida e isolamento social. Nesse caso, a melhor estratégia é procurar um médico psiquiatra para obter um diagnóstico e um psicólogo para fazer psicoterapia.
Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”.
Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.
16 curiosidades que você vai gostar
Por que algumas pessoas não conseguem se apaixonar
Os psicólogos citam várias possíveis razões para esse quadro. Por exemplo: a pessoa pode sofrer de baixa autoestima. Nesse caso, ela não acredita que alguém é capaz de amá-la, o que a impede de amar alguém também. Outra razão para isso pode ser o perfeccionismo.
Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.
Sarah é atriz. Ela está acostumada a interpretar papéis e projetar emoções. A britânica (que não divulgou seu sobrenome) sofre do transtorno de despersonalização, cujos portadores se sentem desconectados de seu corpo e do mundo ao seu redor. ...
Equilibrar razão e emoção. A comum frase que diz “nenhum excesso é bom” tem bastante peso aqui. ... Buscar autoconhecimento. ... Pensar antes de agir. ... Identificar suas fraquezas. ... Exercitar a autoconfiança. ... Aprender a dizer não.
Como é feito o tratamento
A primeira opção é a psicoterapia com um terapeuta, que avalia o estado psicológico da pessoa e se necessário encaminha-a para um psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico que a pessoa tenha.
5 dicas para recuperar a vontade de viverFaça uma coisa por vez. Quando você está em um ponto em que tudo parece demais, o que eu aprendi é que dar um passo por vez é a melhor coisa que você pode fazer. ... Converse com alguém. ... Encontre algo que você goste. ... Aceite o tratamento. ... Estabeleça um prazo para melhorar.
O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.
Sintomas do bloqueio emocionalEvitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;Falta de interesse;Sentir emoções negativas constantemente;Constante dificuldade para tomar decisões.
Apatia pode ser um sintoma de depressão devido acontecimentos desagradáveis, nesse caso possibilidade do luto não elaborado. Quando o quadro se estende por longos períodos, a vida fica presa numa condição de inércia sugerindo que busque uma avaliação psicológica e se necessária psiquiátrica.
A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia. A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções.
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocionalObserve e analise seu próprio comportamento. ... Domine suas emoções. ... Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ... Aumente a sua autoconfiança. ... Aprenda a lidar com a pressão. ... Não tenha medo de se expressar. ... Desenvolva o sentimento de empatia. ... Coloque em prática a resiliência.
A síndrome de De Clèrambault, ou erotomania, é a convicção delirante que um paciente pode desenvolver de estar sendo amado por alguém de posição social muito proeminente. A síndrome está alocada entre os transtornos delirantes.
Os episódios podem durar algumas horas ou dias, semanas, meses ou, às vezes, anos. Mas em alguns pacientes, os sintomas estão constantemente presentes em uma intensidade inalterável durante anos ou décadas. Sentir-se desconectado do próprio corpo, mente, sentimentos e/ou sensações.
O bloqueio emocional pode ser entendido na Psicologia como uma espécie de trava ou obstáculo impeditivo de realizar algo.
Entre as causas de não querer amar de novo, podem estar: medo de ser traído, de viver a mesma situação negativa de antes, não saber conciliar o relacionamento com as amizades, encontrar alguém que sufoque a rotina, etc. Todas essas inseguranças podem ser trabalhadas, até mesmo pela gestão da emoção.
Quais os principais sintomas da depressão?Tristeza profunda.Sensação de vazio.Falta de energia e vontade para fazer atividades que costumavam dar prazer.Cansaço constante.Irritabilidade.Dores de cabeça, nas costas e estômago.Alterações no corpo, como queda de cabelo, unhas quebradiças, peso e inchaço nas pernas.
A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.
Aí, descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo. Isso quer dizer que o corpo fica cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.
Procure um Psicólogo, um neurologista ou um psiquiatra. Qualquer um destes profissionais fará uma avaliação do seu caso e indicará o melhor tratamento. Dependendo do caso poderá ser necessário um acompanhamento psicológico com ou sem acompanhamento medicamentoso. Não deixe de procurar ajuda!
A falta de perspectivas leva uma pessoa a não sentir mais vontade de viver. Deixa de encontrar alegria e prazer nas atividades que realizava e logo começa a se irritar com facilidade e a se isolar. Aos poucos, o choro frequente passa a fazer parte do dia a dia e apatia começa a se instalar.
Por que os lutador desmaia com soco no queixo?
Quanto tempo dura a sobrancelha com RefectoCil?
Qual cor de parede combina com porcelanato marmorizado?
Quais são as competências do SUS?
Como se estrutura uma Constituição?
Como é feito o tempo de sangramento?
Pode usar bepantol depois da depilação a laser?
O que é o cuidado na enfermagem?
O que diz a teoria da biogênese?
O que é trabalho necessário e excedente?
O que é uma ação coletiva ou em comunidade?
O que são eventos periodicos Reinf?
Como calcular a energia potencial?
Quais mudanças ocorreram com a Revolução Industrial no séc XIX?