A diferença entre ler e estudar está, basicamente, no que você aprende quando faz uma coisa ou outra. Isso porque apenas ler um livro ou uma apostila não é garantia de que você realmente compreendeu aquele conteúdo. Que ele está claro ou faz sentido.
Como estudar mais em menos tempo: 7 dicas para otimizar seus estudos
4 Regras Básicas para Melhorar a Concentração Durante os Estudos
Abaixo, separamos algumas delas:
Quando você está apenas lendo um livro ou assistindo uma aula isso é um aprendizado passivo. ... A leitura também é uma forma de aprendizado, mas aprendemos muito mais quando o estudo é ativo. E para estudar ativamente é preciso fazer marcações, grifar, anotar, recitar, ler em voz alta, fazer resumos, mapas mentais.
Assistir uma aula é isso, ficar lá sentando como uma esponja esperando que o conhecimento magicamente entre na sua cabeça e se transforme em um trabalho de 30 mil reais. Estudar é algo que você faz ao ler um livro, assistir um vídeo, ler um artigo, fazer um trabalho. É algo que você faz FORA da sala de aula.
Para acelerar seu aprendizado e fixar seu conhecimento, pegue provas ou testes antigos e dê início ao cronômetro! Mas lembre-se: de nada adianta sua prática se não houver esforço. Se você quiser, pode usar mais de um método de estudo. Procure aquilo que seja mais fácil de adaptar a sua rotina.
Preparamos uma lista de dicas para você aprender a otimizar seu tempo e seus métodos de estudo, vamos lá:
Saiba 10 dicas de como estudar com livro!
A diferença entre ler e estudar está, basicamente, no que você aprende quando faz uma coisa ou outra. Isso porque apenas ler um livro ou uma apostila não é garantia de que você realmente compreendeu aquele conteúdo. Que ele está claro ou faz sentido. Ou seja, é um tipo de aprendizado passivo, sem muito esforço, mas também sem muita efetividade.
Por isso, a última das dicas para estudar mais eficientemente é: de tiver oportunidade, experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou até a um “colega imaginário”. O importante é ter a expectativa de “ser professor” desde o momento de estudo, porque é ela que proporciona os benefícios. Infográfico feito pela parceira Venngage.
Isso porque a capacidade das pessoas de relembrar um conteúdo tem limite proporcionalmente menor à capacidade de estudo. Para aumentar a produtividade na hora de aprender – e diminuir tempo e estresse – o site americano que cataloga universidades Best Colleges compilou diversas dicas para estudar melhor (e menos!), comprovadas pela ciência.
Organize o material que você vai usar. Você precisa gerenciar bem o seu tempo, já que provavelmente tem muita coisa para estudar. Organize todos os materiais: o caderno, a apostila, textos de apoio, caneta, lápis, borracha, marca-texto etc. Coloque tudo em um lugar específico e ao alcance da mão.
São contas do passivo circulante?
Como funciona contrato de posse?
Quais atividades serão excluídas do MEI em 2021?
Como é o sangramento de implantação do embrião?
Pode fazer citação direta na introdução do TCC?
Qual é o diminutivo de sapato?
Quais são as doenças mais graves do coração?
Qual é a banana mais doce do Brasil?
O que escrever para os padrinhos?
Como melhorar a acessibilidade para deficientes nas empresas?
Quem tem testa grande é mais inteligente?
Qual a profissão que mais adoece?
Tem que colocar azulejo na cozinha toda?
Como fazer quando o auxílio emergencial está bloqueado?
Qual é a função da casca do ovo?
Em que canal vai passar Street League?
Qual a importância de determinar a umidade em Matérias-primas vegetais?
Por que a chama do fogo fica amarela?