A ciência é muito clara: a melhor opção para gestante e bebê, em condições normais, é o parto normal. Isso garante uma melhor recuperação da gestante, menor risco de sequelas e um melhor desenvolvimento do bebê. Em caso de indicação médica, a cesárea pode e deve ser utilizada.
O parto normal tem um tempo de recuperação mais rápido, o risco de infecção da mãe é menor e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios.
No entanto, a cesárea é em geral mais arriscada e pode trazer prejuízos para a mãe e o bebê. O estudo Morte materna no século 21 , publicado em 2008 no periódico American Journal of Obstetrics and Ginecology, analisou 1,46 milhão de partos e encontrou um risco de óbito dez vezes maior para a gestante em cesarianas.
Além disso, os médicos ficam com receio de acontecer algum problema no parto normal e a paciente ou o bebê morrer. “Com a cesárea o médico se sente mais seguro, pois ele tem mais controle da situação.
Por que o parto normal é o mais indicado pelos médicos? De acordo com Guimarães, há uma série de motivos pelos quais o parto normal é o mais indicado por especialistas quando a gravidez não apresenta complicações. Além de evitar problemas respiratórios para o bebê, esse procedimento também traz benefícios para as mães.
20 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, a cesariana é recomendada quando as circunstâncias naturais não são favoráveis ao bem-estar materno e fetal. Isso quer dizer que a cesárea será indicada quando o parto normal oferece riscos para a mãe e para o bebê.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:Contrações ritmadas. ... Perda do tampão mucoso. ... Rompimento da bolsa das águas. ... Dilatação do colo do útero.
Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da complicação, como descolamento prematuro da placenta, gestação de gêmeos, infecções, obesidade e hipertensão, além de problemas associados à própria cesariana.
Isso significa que 9 entre 10 mulheres morrem por problemas que poderiam e deveriam ser solucionados pela assistência a saúde, seja durante o pré-natal, seja durante o parto e pós parto, mostrando a importância da temática ser trabalhada por profissionais da Atenção Primária à Saúde e não só pelos envolvidos na atenção ...
Benefícios: Quando realizada para preservar a saúde de mãe e bebê, as cesáreas salvam vidas. No caso das cesáreas planejadas, a principal vantagem é saber exatamente quando o bebê vai nascer. Desvantagens: A recuperação da mãe é mais lenta do que no parto normal e há maior risco de infecção e hemorragia.
Parto normal dói mais do que cesárea
Mito, com restrições. "A dor existe nas duas situações, mas em momentos e por períodos diferentes. O pós-parto de uma cesariana é bem mais doloroso. Trata-se de uma cirurgia grande, onde são cortados nervos e diversos níveis de tecido.
Por ser uma cirurgia, a cesariana apresenta alguns riscos para a mãe como embolia pulmonar, hemorragias, infecções, trombose, aderência de alças intestinais e bexiga no útero, lesões na bexiga durante o procedimento também podem ocorrer.
As cesáreas sucessivas podem aumentar os seus riscos sim. A cirurgia e a abertura da parede abdominal fica mais difícil para o obstetra devido as múltiplas cicatrizes e aderências. Pode aumentar a incidência de lesão de bexiga, intestino e ureter.
Mulheres submetidas a indução do parto apresentaram menor incidência de DPP e infecção/deiscência de ferida operatória do que as submetidas a cesariana programada. Não houve significância estatística na avaliação dos demais desfechos maternos.
A dor ocorre porque há a contração da musculatura do útero para empurrar o feto”, explica a ginecologista e obstetra, Telma Mariotto Zakka, coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.
“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr.
A dor do parto normal não mata mas hoje em dia se pode fazer a anestesia peridural. Existem intercorrência que podem ocorrer seja com o feto ou com a mãe que muitas vezes são imprevisíveis, mesmo em uma gestação de baixo risco.
A Organização Mundial da Saúde (ONU) estipula que todos os dias, no mundo, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. A cada ano, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer.
Medo do parto pode ser normal
O medo deste momento é normal, desde que não paralise a mulher. "Uma boa forma de diminuir esses receios é tirar todas as dúvidas sobre a situação, além de ter confiança total no médico e não ter vergonha de questioná-lo, fundamental para deixar a mãe mais tranquila e confiante".
1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.
10 incômodos comuns no fim da gravidezInchaço nos pés. ... Dores nas costas. ... Dificuldade para dormir. ... Azia. ... Câimbras. ... Falta de ar. ... Hemorroida. ... Prisão de ventre.
Uma mulher pode fazer duas cesáreas com segurança, pois a partir da terceira cesariana aumentam o grau de dificuldade da cirurgia e osriscos de complicações, tanto para a mãe como para o bebê.
Segundo médicos ouvidos por UOL Gravidez e Filhos, as mulheres podem passar por duas cesáreas ao longo da vida sem que isso implique em riscos a mais para sua saúde ou a de seu bebê. Depois disso, se ela voltar a engravidar, será maior a possibilidade de que ocorram problemas na hora de realizar mais uma cesariana.
O tempo de uma cesárea varia entre 30 a 60 minutos.
A recuperação após uma cesariana pode ser mais demorada quando comparada com um parto normal, pois é realizada uma cirurgia. Pode haver algumas dores no pós-parto imediato e a deambulação (andar, caminhar) faz-se mais tarde do que no parto normal.
Quais encantamentos pode colocar no escudo?
Como pintar um objeto no Photoshop?
Como alterar cor de bitmap no Corel?
Como recuperar a senha do meu iPhone?
Como deixar o jaleco branco de novo?
Como trocar a senha do Diário Digital?
Como recuperar senha do E-mail institucional UFPE?
Como acessar o carioca digital com certificado?
Qual o Ônibus passa em Madureira?
Como fazer o sangue circular no couro cabeludo?
Como transformar grau minutos e segundos em número?
Como fazer um closet no quarto gastando pouco?
Como transformar um arquivo ODS em PDF?
Como deve ser feito o jejum Segundo a Bíblia?
O que é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta?