O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.
Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito (critério lógico).
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
27 curiosidades que você vai gostar
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?
Obrigatoriamente, nas sentenças acima, devemos realizar a ênclise, que é o posicionamento do pronome após o verbo, gerando aqui a expressão pode-se. Pode-se comer muito bem neste restaurante (forma correta). Pode-se considerar que a votação foi um grande sucesso (forma correta).
A dúvida é se devemos ou não usar o hífen. Com hífen (=vai-se recuperar), temos a ênclise do verbo auxiliar; sem hifen (=vai se recuperar), temos uma próclise do verbo principal. verbo (=vai-se), como se fosse uma única palavra. É uma pronúncia tipicamente lusitana.
2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
manter-seinfin. de manter.3ª pess. sing. infinitivo flexionado de manter.1ª pess. sing. infinitivo flexionado de manter.
Se ele mantiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se ele manter está errada. Mantiver é a forma conjugada do verbo manter na 1.
Professor Victor M.
Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.
Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.
Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”. A segunda frase, porém, não tem locução verbal – “pretender” não é verbo auxiliar.
A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.
Funções do pronome “se” Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ... Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ... Advérbios ou locuções adverbiais:
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
– Eles se têm esforçado. Se o verbo principal – o último da locução – estiver no infinitivo (terminado em –ar, -er ou -ir) ou no gerúndio (terminado em –ndo), o pronome átono também poderá ser colocado depois dele. Se estiver no particípio (terminado em –ado ou –ido), não se coloca o pronome.
As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar. São pronunciadas de forma diferente e devem ser usadas em situações diferentes. Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3.
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
“Pôde” e “pode”: ambas são corretas
Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
Como usar as barras de ouro no Candy Crush?
Qual o significado do anjo Gadiel?
Como Imprimir vários arquivos em PDF de uma só vez?
Pode-se tomar cloreto de magnésio em jejum?
Como imprimir cartão do SUS pela internet?
Como usar o clareador Teeth Whitening?
Como instalar impressora Canon MG2410 no celular?
Como derreter o chocolate Callebaut?
Como obter cópia da declaração de Imposto de Renda 2020?
Como pegar documento 2020 Detran MG?
Como inserir um PDF no SketchUp?