Considera-se que a publicação do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, em 1844, marca o início da prosa romântica brasileira.
Assim, o romance romântico do século 19 era publicado, capítulo por capítulo, numa parte dos jornais, no chamado folhetim, espaço cuja função era amenizar o peso e a gravidade das leituras políticas, econômicas, do noticiário em geral, caracterizando-se pela diversão e o entretenimento.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
A vida e obra dos 10 principais escritores do romantismo...
O marco inicial do romance brasileiro se dá a partir das obras de Teixeira e Sousa – O filho do pescador (1843) e Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha (1844), a obra de Macedo se destaca dada a sua qualidade estética superior e o grande sucesso entre os contemporâneos.
A Moreninha A primeira obra de prosa romântica no Brasil é A Moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo. Na época do Romantismo brasileiro, os romances seguiam os elementos das publicações europeias, que conservavam as características de folhetim, apresentando histórias na ordem cronológica com início, meio e fim.
sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).
O autor romântico tem uma visão idealizada do mundo. A realidade, para ele, é desesperadora. Porém, a pátria, a mulher e o amor são vistos não da forma como são, mas como ele acredita que deveriam ser. ... O amor é espiritual, geralmente inalcançável e a causa de grande sofrimento.
O romantismo surgiu na Europa no século XVIII no contexto da revolução industrial e do iluminismo, movimento intelectual e filosófico baseado na razão. Ele durou até meados do século XIX, quando começa o realismo.
O contexto histórico do romantismo se compreende entre os séculos XVIII e XIX. ... Os principais motivadores do romantismo foram: queda dos regimes absolutistas, expansão dos ideais de liberdade, crescimento do nacionalismo, revoluções francesa e industrial.
No Brasil, o Romance Romântico resulta do rompimento com os ditames coloniais. Até a primeira metade do século XIX, o País ainda era extremamente dependente da vida cultural ditada por Portugal.
Ao observar o contexto histórico do Romantismo, é possível perceber que, tanto na Europa quanto no Brasil, os tempos eram de revolução. Os antigos poderes – lá, os reis absolutistas; aqui, os colonizadores – eram questionados pelas novas gerações, que concebiam o mundo por novos parâmetros.
O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada.
Alguns dos principais autores desse movimento são: Goethe, Victor Hugo, Lord Byron, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco. Por Me. Fernando Marinho. José de Alencar, Álvares de Azevedo e Castro Alves foram os principais representantes do Romantismo brasileiro. Listagem de Artigos.
O que defendiam os pensadores do utilitarismo?
Como ativar a transferencia de ficheiros por bluetooth?
Onde ocorre a combustão do veículo?
Porque é que só existem 5 poliedros regulares?
Pode passar ácido hialurônico todo dia?
Como pesquisar por palavra num site?
O que é reservatório de carbono?
Quais profissionais trabalham em UTI?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com metástase?
Quais as especialidades do Gastro?
Qual o valor do HB20 1.0 completo 2015?
Quando uma conta poupança pode ser bloqueada?
Quanto tempo dipirona faz efeito para dor?
O que são competências básicas?
Quais as principais mudanças referentes à jornada de trabalho com a nova reforma trabalhista?