Henderson defendia a tese de que uma ocupação que afeta a vida humana, como a enfermagem, deve ter suas funções esquematizadas e suas ideias são fortemente influenciadas pela prática profissional e pelo ensino profissional que sempre fizeram parte de sua vida como enfermeira.
Conforme essa teoria, certas necessidades humanas são mais básicas do que outras, ou seja, algumas necessidades devem ser atendidas antes de outras(14). As necessidades humanas básicas são aspectos, tais como alimento, água, segurança e amor, necessários para a sobrevivência e a saúde.
A Teoria das NHB foi desenvolvida com preocupação com a prática não reflexiva e dicotomizada da enfermagem bem como uma tentativa de unificar o conhecimento científico da enfermagem para proporcionar-lhe autonomia e independência.
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
A teoria tem por objetivo assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, recuperação e promoção da saúde em colaboração com outros profissionais.
21 curiosidades que você vai gostar
Segundo Maslow, todo individuo precisa ter suas necessidades humanas básicas supridas, sejam elasfisiológicas, de segurança e proteção, sociais, de auto estima e auto realização. As fisiológicas relacionam o ser humano como ser biológico.
Todos os conhecimentos e técnicas acumuladas pela enfermagem dizem respeito ao atendimento das necessidades básicas afetadas; A enfermagem assiste essas necessidades do ser humano, com a aplicação do conhecimento e princípios científicos das ciências físico-químicas, biológicas e psicossociais.
Aplicação da teoria de Orem na sistematização da SAE para o cuidado de pessoas com feridas transcende o simples ato de realizar um procedimento (o curativo). Nessa perspectiva, a teoria de Dorothea Orem possibilita um maior entendimento da importância da continuidade da assistência de enfermagem em domicílio.
Filosofia Central. O teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível.
Orem formula sua teoria geral na condição que valida à existência da enfermagem, em um adulto é a ausência da capacidade de manter a continuamente, a quantidade, e a qualidade do autocuidado que são terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão, ou ainda, no enfrentamento dos seus ...
Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada.
A teoria de Hildegar Peplau tem como objetivo ajudar o paciente a conseguir sua independência, o mais rápido possível. É baseada na estrutura das 14 necessidades Básicas de Peplau.
A meta da Teoria Transcultural é proporcionar cuidado cultural coerente com valores, crenças e práticas culturais dos indivíduos, a fim de que a enfermagem possa ser um agente facilitador da saúde e do bem-estar dos indivíduos, das famílias e dos ambientes institucionais.
A Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta propõe cinco princípios. Os testes para comprovação da aplicabilidade de teorias devem compreender estudos que experimentem a base conceituai com diferentes clientelas.
Maslow criou a teoria da motivação humana segundo a qual define que o ser humano precisa de um conjunto de condições básicas para alcançar um nível de bem-estar. O psicólogo definiu esses níveis como: necessidades fisiológicas, segurança, amor, estima e autorrealização.
São elas: Eliminação, Oxigenação, Integridade cutâneo-mucosa, Nutrição, Hidratação, Sono e Repouso e Lazer.
O modelo do autocuidado proposto por Orem foi desenvolvido na década de 1950, baseado na premissa de que os indivíduos podem cuidar de si próprios.
O termo autocuidado foi conceituado a partir da teoria de OREM. Segundo a autora, o autocuidado é a prática de atividades que as pessoas desempenham em seu próprio benefício, no sentido de manter benefício, no sentido de manter a vida, a saúde e o bem-estar (OREM, 1991).
1 - Teoria de autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde. 2 - Teoria do déficit do autocuidado: Consiste em explicar quando e por que a enfermagem torna-se necessária e imprescindível à pessoa em relação ao processo cuidativo.
Orem identifica os seguintes requisitos de autocuidado universais: - Manutenção de uma inspiração adequada para estabelecer o processo respiratório. - Manutenção de ingesta suficiente de água. - Manutenção de ingesta suficiente de alimentos.
Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ... II – Diagnóstico de Enfermagem. ... III – Planejamento de Enfermagem. ... IV – Implementação. ... V – Avaliação de Enfermagem.
A Teoria do Auto-Cuidado de Dorothea Orem, publicada em 1971 e 1980, foi desenvolvida a partir de um marco conceitual no qual OREM3 acredita que o profissional de enfermagem juntamente com o cliente, deve identificar déficits de capacidade no aten dimento das necessidades individuais de auto-cuidado, procurando ...
Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
A enfermagem transcultural, para LEININGER (1978), tem como foco o estudo da análise comparativa de diferentes culturas ou subcultures, no que diz respeito ao comportamento relativo ao cuidado em geral, ao cuidado de enferma- gem, assim como aos valores, crenças e padrões de comportamento relacionados a saúde e doença.
Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. Para isso, foram criados seis passos fundamentais, que regem esse procedimento e que fazem parte da Enfermagem nos dias de hoje.
Como proteger o piso de Arranhoes dos móveis?
Como tirar o filtro de água da máquina de lavar?
Como proteger os direitos autorais?
Como preparar o estômago para tomar antibiótico?
Como limpar a memória do Google Drive?
Como funciona o Diário Oficial?
Como limpar forno muito sujo com bicarbonato?
O que fazer para parar com os ventos fortes?
Como limpar o filtro da máquina de lavar Electrolux 8kg?
Como proteger patrimônio pessoal?
Quanto tempo demora para receber requisição de pequeno valor?
Pode limpar o fone de ouvido com álcool?
Como funciona a privatização de uma estatal?
Como proteger seu tablet de quedas?
Como eliminar gordura acumulada na barriga?
Como faço para proteger as uvas para os pássaros não comer?