A língua surge no final da 4a semana a partir da formação de 5 saliências mesenquimais, originadas do 1o a 4o par de arcos faríngeos: a saliência lingual mediana, as duas saliências linguais laterais, a cópula e a saliência hipofaríngea. A língua é um órgão que desempenha funções fisiológicas essenciais.
Inervação da língua Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X). A inervação sensitiva é levada por vários nervos: Sensação geral e paladar do terço posterior da língua: nervo glossofaríngeo (NC IX)
É entre a 5ª e 9ª semana de gravidez que ocorre a maioria das alterações importantes na face em desenvolvimento.
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. Depois de se formarem, as células da parte ventromedial do somito passarão por uma transformação epitélio-mesenquimal e formarão o esclerótomo; o restante do somito permanece epitelial e forma o dermomiótomo.
A formação dos folhetos embrionários ocorre na fase chamada gastrulação. Resumidamente, após a fecundação, o zigoto sofre várias clivagens até formar um aglomerado de células chamado blástula. Nesse estágio, a única camada de células corresponde ao primeiro folheto embrionário, o ectoderma.
O número de folhetos embrionários presentes em cada espécie de animal depende de sua evolução e varia de dois a três. Quando um embrião começa o seu desenvolvimento, a partir das primeiras divisões mitóticas, o número de células aumenta gradativamente e alguns tecidos se formam.
Durante o desenvolvimento embrionário, no processo de gastrulação, as células, que estão em constante multiplicação, iniciam um processo de invaginação, no qual as células presentes na superfície da blástula movem-se para o interior, formando camadas e um i ntestino primitivo. As camadas são chamadas de f olhetos embrionários germinativos.
Anexos embrionários ou estruturas extra embrionárias são órgãos e membranas que surgem dos folhetos embrionários mas que não são parte constituinte do embrião. São eles: alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina. Acresce, ainda, a placenta e o cordão umbilical, mas esses são característicos apenas nos mamíferos.
Como se faz uma Situação-problema?
Como se formam as rochas intrusivas?
Porque a palavra super poderes não tem?
Como falar prova de recuperação em inglês?
Qual é a diferença entre sessão e seção?
Como nascem as larvas do lixo?
Como escrever sutileza ou sutileza?
O que são partidos políticos e como se formam?
Quais casos o prefixo super é grafado com hífen?
O que provoca o movimento das nuvens?
O que significa a palavra taka?