Religiões: Islamismo 80,7%, crenças tradicionais 16,3%, cristianismo 2,7%, sem religião e ateísmo 0,3%. População: 13.010.209 habitantes. (Homens: 6.424.448; Mulheres: 6.585.761).
A arquitetura do Mali é historicamente relacionada com a arquitetura sudano-saheliana nativa da África Ocidental, com o adobe como principal material. Destaques são os prédios de Tombuctu, como a Universidade de Sancoré, e a Grande Mesquita de Djenné, maior prédio em adobe do mundo.
Balança comercial entre Mali e Brasil
Até abril de 2021, o Brasil aponta um Superávit de US$ 7,6 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para Mali do que importados do país. Entretanto, o país ocupa atualmente o 145º lugar no ranking de importações.
Após anos de guerras entre os soninquês de Gana e os almorávidas (século 11), e depois das guerras com os sossos (século 12), Mali conseguiu sua independência e adotou o islamismo.
Além dos conflitos e golpes de Estado, o Mali vem sendo castigado nas últimas décadas por secas severas. O país está entre os 25 mais pobres do mundo e é altamente dependente da mineração de ouro e da exportação de artigos agrícolas como o algodão.
25 curiosidades que você vai gostar
O país não possui saída para o mar e tem sua porção norte coberta pelo deserto do Saara, região habitada por tribos nômades tuaregues. Mali é uma ex-colônia francesa, o idioma oficial (francês) é uma das consequências desse processo de colonização. A independência nacional foi conquistada no dia 22 de setembro de 1960.
O Império do Mali foi um estado grande e rico que existiu na África ocidental do século XIII ao XVI. Expandiu-se a partir de um pequeno reino chamado Cangaba, às margens do rio Níger, para uma vasta área que incluía algumas das mais importantes regiões comerciais da época.
O Islã se propagou por regiões da África Ocidental através dos mercadores árabes que comerciavam nessas áreas. Notáveis viajantes e cronistas muçulmanos como Ibn Battuta (1304 - c. 1369 EC) escreveram que até mesmo o primeiro governante de Mali, Sundiata, teria se convertido ao islamismo.
Referindo-nos ao comércio o Império controlava as principais rotas comerciais transaarianas da costa sul ao norte. Dentre os principais produtos comercializados estavam o ouro, o sal, o peixe, o cobre, escravos, couro de animais, nós de cola e cavalos.
Quem colocou silicone pode fazer progressiva?
Como se escreve 158 por extenso?
Como evitar que o cabelo caia na quimioterapia?
Qual o jeito certo de se depilar a virilha?
Como deixar caderno organizado e bonito?
Qual a região do Brasil mais urbanizada Porquê?
Qual é a importância da agricultura?
O que fazer para melhorar protusão discal?
Como resolver a questão da mobilidade urbana no Brasil?
Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório?
Faz mal consumir menos de 1000 calorias por dia?
Qual é a ordem dos planetas do maior para o menor?
Qual o significado de Dourados?