A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio a diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. Para poder prosperar, as organizações devem criar culturas em que os indivíduos sejam incentivados a trazer seu ser mais autêntico para o trabalho.
Cultura e trabalho são abordagens que não devem prescindir a análise contextual da situação estudada. Os estudos da história social do trabalho apontam para variados fatores na relação entre o cotidiano do trabalho e as formas culturais assumidas pelos sujeitos do trabalho.
Cultura organizacional é um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam o clima de uma empresa. Essa cultura empresarial é importante para as organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho.
Acredita-se que a cultura, o trabalho e a educação sejam inseparáveis, pois se completam, visto que através do trabalho criam-se as relações sociais, que são exemplos de comportamento obtidos através das instituições das quais se faz parte.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
28 curiosidades que você vai gostar
Cultura significa tudo que é feito, aprendido ou compartilhado por membros de uma sociedade: valores, crenças, comportamentos, símbolos, línguas e objetos materiais. Sociedade significa um grupo de pessoas que vivem em um território definido e que compartilham uma cultura.
Tipos e exemplos de culturaExemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald s.
Assim ao trabalhar está se educando, numa contínua condição histórica, de forma que sua essência é construída continuamente pelo trabalho e transmitida através das gerações, no ato de educar-se. Desta forma o homem não nasce homem, ele se faz pelo trabalho. A medida que produz sua existência , o homem se faz.
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Quais são os pecados que estão na Bíblia?
Como o calendário lunar e solar estão organizados?
Qual é a causa principal do TDAH?
Como identificar câncer nos ossos?
Como controlar a sua linguagem corporal?
Como se constrói a identidade de uma pessoa?
Como podemos contribuir para a convivência pacífica entre as pessoas?
O que é conviver com a pluralidade cultural?
Que atitudes podemos tomar para diminuir o aquecimento global?
Como controlar o desenvolvimento e crescimento dos microrganismos em alimentos?