A enfermagem é um processo interpessoal terapêutico, onde o processo de cuidar do paciente encerra um aspecto profissional, a relação enfermeira-paciente. A autora destaca que falar com o paciente é fácil quando não há preocupações com os efeitos de nossas palavras e ações sobre o comportamento deste.
A relação enfermeiro paciente é construída com atenção, carinho, dedicação aliada com o saber e a intenção em se fazer o melhor para prevenção ou tratamento das doenças.
A importância da excelência no atendimento ao paciente
Para tanto, o enfermeiro deve saber ouvir o doente, captar as informações mais relevantes, discutir com os familiares/acompanhantes para se certificar dos fatos quando necessário e propor ações que serão decididas e implementadas em conjunto.
A relação profissional-paciente é uma relação de expectativas e esperanças mútuas; o doente espera alívio e, se possível, cura; o terapeuta espera reconhecimento de seu paciente, verificação de seu poder de reparação ou da adequação de seus pontos de vista.
A comunicação é o grande fator positivo na relação equipe–paciente–família. O equilíbrio emocional deve permear a assistência e possibilitar o desenvolvimento de estratégias de promoção à saúde.
19 curiosidades que você vai gostar
Quando tiver chamado de ajuda um membro da equipe, preferencialmente o médico, deverá tentar conversar com o paciente a uma distância segura e ouvi-lo para tentar acalmá-lo e somente em último caso a força deverá ser usada.
A equipe de enfermagem defende a importância da permanência do familiar acompanhante junto à criança hospitalizada, o que favorece o estabelecimento de um clima agradável e contribui na realização dos cuidados ao paciente 31.
Ouvir atentamente e olhar nos olhos são duas ações fundamentais que um profissional da saúde deve adotar na relação com seus pacientes. Ao se criar uma relação de qualidade entre médico e paciente, em alguns casos, pode ocorrer, depois do término do tratamento, a dependência do paciente em relação ao médico.
A lida com o paciente precisa ser humana e ter empatia. O profissional de saúde precisa compreender que, muitas vezes, o paciente pode estar passando por dificuldades relacionadas ao motivo que faz ele procurar atendimento, e isso pode influenciar em seu comportamento na consulta.
7 dicas de como melhorar a relação com seus pacientes1 – Respeito acima de tudo. ... 2 – Humanização é essencial. ... 3 – Ouça primeiro para só depois falar. ... 4 – Seja claro e objetivo. ... 5 – Fortaleça seu relacionamento com o paciente. ... 6 – Atenção também à marcação de consultas. ... 7 – Sem atrasos.
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?Higienização das mãos. ... Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ... Prevenção de quedas de pacientes. ... Cuidado com as lesões de pressão. ... Cirurgia efetiva. ... Comunicação efetiva e transparente.
Foque na humanização do atendimento na área da saúde
Empatia é fundamental no bom atendimento ao cliente. É por meio dela que seus atendentes vão se sensibilizar às dores e aflições, proporcionando uma experiência mais confortável e receptiva aos pacientes.
Do eixo temático Fatores que favorecem a realização do trabalho do enfermeiro emergiram quatro categorias: Valorização e reconhecimento; Educação permanente; Vínculo estabelecido com a comunidade; e Trabalho conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
"O Enfermeiro é um dos elementos que compõe a equipe multiprofissional no sistema de saúde: colabora no planejamento e execução dos programas a serem desenvolvidos e pela intimidade com os problemas, é o elemento credenciado para identificar as necessidades do paciente, sendo o contingente humano de maior sensibilidade ...
Trate-os assim como a seus pacientes, pelo sobrenome, em sinal de respeito. Nunca recorra a apelidos, doenças ou número de quarto para se referir aos doentes. Aceite suas responsabilidades de bom grado. Antecipe-se ao chamado do paciente; procurando adivinhar-lhe as necessidades.
Aqui é o principal determinante do sucesso ou do fracasso de todo o processo de atendimento. Ser simpático, atencioso e prestativo são qualidades mínimas esperadas pelo paciente além de, é claro, ter conhecimento suficiente para lhe ajudar a resolver o problema.
O que seu paciente procura: 1) Agilidade no atendimento. A maior queixa entre os pacientes é o atraso na consulta ou exame, muitas vezes com 2 ou 3 horas de espera,deixando a pessoa desmotivada e propícia a procurar outro médico ou clínica.
Enfim a recepção precisa estar limpa, bonita, salubre, aconchegante, organizada e sem barreiras arquitetônicas que dificultem ou impeçam o acesso de pessoas com necessidades especiais.
O estabelecimento de limites deve ser encarado como parte da assistência integral ao paciente, e não apenas como simples cumprimento das regras hospi- talares, e aplicado somente quando há manifestações de comportamento conside- radas anti-sociais ou destrutivas.
O enfermeiro deve exercer seu trabalho sem discriminação de qualquer natureza. Tem também a obrigação de respeitar a autonomia do paciente ou de seu representante legal em relação à sua saúde, ao conforto, ao bem-estar e ao tratamento.
Principais Objetivos de um Código de Ética
Dar os limites das relações que o profissional deve ter com colegas e clientes/pacientes; Explicar a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);
Todas as famílias compartilham uma influência comum sobre o paciente e devem ser consideradas parceiras que possam colaborar com os enfermeiros para melhor atender às necessidades dos pacientes e melhorar os seus resultados de saúde. FONTE: Cowling, R. For patients, care is a family affair.
O significado que a família dá para o bem-estar e à saúde de seus membros, bem como à influência sobre a doença, obriga este profissional a considerar a assistência centrada na família como parte integrante da prática de enfermagem3.
No planejamento da assistência humanizada e no momento da abordagem dos familiares, o enfermeiro deve ser capaz de perceber o sentimento que uma vítima de crise está apresentando, particularmente quando a pessoa não identifica o problema.
A família precisa ser preparada para participar, opinar, decidir e se co-responsabilizar pelo cuidado, pois a mesma é de fundamental importância para a manutenção da pessoa com transtorno mental fora da instituição psiquiátrica, o que reforça a necessidade de ser preparada e apoiada pelos profissionais de toda a rede ...
Como postar status do WhatsApp?
Como postar status no WhatsApp web pelo celular?
Como alfabetizar crianças com problemas de aprendizado?
Como ser um revendedor Grendene?
Como levantar voo no GTA V ps4?
Como faço para depositar dinheiro na minha conta poupança Itaú?
Como funciona uma empresa de reciclagem?
Como publicar algo na minha linha do tempo?
Como colocar um coelho para dormir?
Como colocar música no feed do Facebook?
Como deve ser feito o treino de resistência?
O que dá mais dinheiro em Londres?
Como funciona uma agência de faxina?
Qual o tratamento para insuficiência venosa?
Como publicar cartão digital no Facebook?
Como ser um distribuidor de catálogo?
Como usar o Pinterest para sua empresa?