O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
Não dá para determinar com precisão a origem do saci e dos vários outros seres do nosso folclore. É que essas criaturas mágicas nasceram de um emaranhado de civilizações diferentes, unindo até mitos indígenas com lendas europeias.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
O saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas. Ele é um ser pequeno, com cerca de meio metro de altura, embora existam versões da lenda que falem que ele pode chegar a ter três metros de altura, se quiser.
Outro elemento da cultura africana é o fato do saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira. Na origem da lenda do saci, ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos consideram-no como um personagem derivado da lenda do curupira.
Em 2005 foi criado o Dia do Saci, a 31 de Outubro, como forma de valorizar mais o folclore brasileiro e diminuir a influência da cultura norte-americana no país. O Dia do Saci surgiu para diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, preservando assim a cultura brasileira.
O termo “Saci" é oriundo do termo tupi sa'si que representa o nome de um pássaro. Esse pássaro é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê”, em tupi: matintape're. Ela é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local.
A principal característica do saci é a travessura. Ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas.
Do saci. A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje.
Como usar digitação por voz no Word?
Como habilitar o 5G no notebook?
Porque o Google Assistente não é compatível com meu celular?
Como habilitar o Java no Microsoft Edge?
Como habilitar a guia Design no Excel?
Como fazer uma audição de K-pop online?
Como manter a manteiga fora da geladeira?
Como desbloquear a função Mesclar é centralizar no Excel?
Como ativar os cookies do navegador?
Como colocar o vidro na janela?
Como conservar pinhão após cozido?
Como usar a pomada Omcilon Orabase?
Como participar do programa 24 horas para decorar?
Como parar de receber E-mail da OLX?
Quais os programas da TV Aparecida?