O eixo hipotálamo-pituitária-adrenal é um conjunto de interações responsivas que envolvem o hipotálamo, a glândula pituitária e a glândula adrenal.
O controle de síntese e liberação de cortisol é realizado pelo sistema nervoso cen- tral – quer por uma via neural direta, quer por uma via hormonal, ativando o Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal. A ativação neural está ligada ao processo do despertar, enquanto a via hormonal está ligada ao controle do estresse.
A adenoipófise — ou adenohipófise, ou ainda hipófise anterior (do grego adeno, "glândula"; hypo, "sob"; physis, "crescimento") — compreende o lobo anterior da hipófise e faz parte do sistema endócrino. Ao contrário do lobo posterior, o lobo anterior é genuinamente glandular, fazendo jus à raiz adeno do seu nome.
Uma ativação inadequada do eixo HPA, seja para menos ou para mais, resultará em doenças (Figura 1), como transtornos do sono e doenças auto-imunes. Assim, propomos que o eixo HPA poderia mediar a relação entre os transtornos do sono (em especial a insônia) e o sistema imunológico.
O principal desses gatilhos é o Estresse contínuo, estado em que as glândulas suprarrenais liberam superdoses de adrenalina, noradrenalina e cortisol. Este hormônio, além de acelerar o coração, tem a capacidade de liberar no sangue a glicose estocada no fígado e nos músculos. Esse processo se chama gliconeogênse.
Por último, o cortisol exerce efeitos diretos por feedback negativo sobre o hipotálamo, diminuindo a formação de CRH, e sobre a adeno-hipófise, diminuindo a síntese de ACTH. Esses mecanismos de feedback ajudam a regular a concentração plasmática de cortisol, mantendo em níveis normais as concentrações séricas de CHR, ACTH e cortisol.
Os neurônios hipotalâmicos que se relacionam com a adeno-hipófise constituem o sistema parvicelular ou túbero-infundibular. Entre eles, estão os neurônios secretores de CRH (hormônios liberados de corticotrofina), cujos corpos celulares encontram-se no núcleo paraventricular do hipotálamo (NPV).
Além de estímulos neurais externos, a secreção dos neuro-hormônios hipotalâmicos também responde a variações do meio interno, como a concentração de nutrientes, eletrólitos e hormônio.
Medicamentos que interferem no SNC influenciam a secreção de fatores de liberação hipotalâmicos, modificando a função hipofisária e a atividade dos órgãos-alvo. O sistema límbico também influi sobre o hipotálamo, por meio de vias aferentes corticais originadas na amígdala, região septal, tálamo e retina.
Como não receber mensagens de estranhos no Telegram?
Como se classifica o crime quanto ao resultado naturalístico explique?
Como classificar os riscos ocupacionais?
Quais jogos do PS4 não vão rodar no PS5?
Como lavar o chão da cozinha a seco?
Como podem ser classificados os instrumentos musicais?
Quais são os componentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos?
Qual o conceito de RN a termo pré-termo e Pós-termo?
Quais são os principais fluxos migratórios no mundo?
Como imobilizar fratura de escápula?
Como ler o marcador de quilometragem do carro?
Como encontrar um jogo no Facebook?
Como fazer para não ir pra galeria do celular as fotos do Watssapp?
Como tirar encardido do piso de box?
Como raspar o esmalte das unhas?