O nome do festival é originário do lugar onde ela acontece, a Ilha de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus. Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino.
O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A história do boi-bumbá amazonense não começa no Amazonas, começa no Maranhão, nos folguedos do bumba-meu-boi, com base no auto do boi, tendo como personagens principais o boi, o pai Francisco e a mãe Catirina e o amo do boi. Nele há também Cazumbá e os índios, que entram na história para “caçar” pai Francisco.
Caprichoso e Garantido. Garantido e Caprichoso. O Festival de Parintins tem como anfitriões dois bumbás, nascidos das tradicionais brincadeiras de ruas, das promessas e das lendas, que passaram pelos tablados e hoje são os donos da festa na arena do Bumbódromo.
Festival Folclórico de Parintins | |
---|---|
Período de atividade | 1965–presente |
Número de edições | 54 |
Local(is) | Centro Cultural de Parintins |
Data(s) | último fim de semana de junho |
O festival é muito importante para a cidade porque movimenta a economia local, algo em torno de 80 milhões de reais, segundo a prefeitura de Parintins, gerando cerca 3 mil empregos diretos e indiretos.
O Festival de Parintins começou a ser realizada em 1965 e hoje é regulamento por lei municipal, segundo a qual a festa será sempre realizada na última semana do mês de junho, nos dias 28, 29 e 30.
O Festival Folclórico de Parintins é um festival de boi-bumbá que acontece todos os anos na cidade de Parintins, no interior do Amazonas. É considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Bumba Meu Boi é uma dança do folclore brasileiro, registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do País. Trata-se de festa típica, que retrata a lenda da morte e ressurreição de um boi, misturando personagens humanos e animais.
A diretoria do Caprichoso afirma, baseada em algumas versões da tradição oral, que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.
Em 1777, outra descoberta fundamental para a fotografia foi o uso do amoníaco como fixador, isto é, como um meio de evitar que as partes cobertas com sais de prata e não expostas à luz se escurecessem também, fazendo com que a imagem desaparecesse.
A fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da "câmara escura".
O dia da Fotografia é celebrado em 19 de agosto quando o francês Louis Daguerre apresenta seu invento na Academia de Ciências da França, em 1839. No mesmo ano, o Estado francês declara o daguerreótipo como um bem de domínio público.
A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído ...
O que rima com a palavra amarela?
Como espelhar o celular pelo SmartThings?
Qual o processo de reparo tecidual?
Qual a diferença entre o café descafeinado e o normal?
Onde fica a agenda do Motorola?
Como acompanhar processo pela internet Tj-rj?
Quais são os bairros da zona sul de São Paulo?
Para que serve Vitamina D3 7000?
O que a esquizofrenia causa no cérebro?
Como criar link para adicionar evento na agenda?
O que é preciso para desenvolver um projeto social?
Qual fazer primeiro Botox ou preenchimento?
Qual rádio toca música brasileira?
Qual a justificativa para o surgimento do contrato social Segundo John Locke?