Quem é Iemanjá: Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.
O começo. “O culto de Iemanjá foi trazido para o Brasil pelos povos de origem iorubá, em fins do século XVIII até quase metade do século XIX. Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.”
Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.
Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.
Diferentemente de Jesus Cristo, descrito no catolicismo como uma encarnação humana de Deus, Iemanjá representa no candomblé uma força da natureza, uma energia. Nesse sentido, o orixá não tem uma cor de pele.
35 curiosidades que você vai gostar
O perfume, a alfazema, mas na falta desse, a água de cheiro de lavanda, jasmim. E o presente, as flores, frutas, espelhos ou simplesmente um banho de folhas de Aroeira ou São Gonçalino.
Um grande balaio, enfeitado com panos brancos e azuis abriga tudo o que Iemanjá gosta: rosas, sabonetes, perfumes, pentes, joias e espelhos. “Muita gente vem aqui depositar seus presentes. ... “Toda vida, o primeiro presente é de Oxum, para depois o de Iemanjá”, explica Mãe Aíce.
Segundo a lenda, com o casamento do céu (Obatalá) e da terra (Odudua), nasceu Iemanjá e seu irmão Aganju. Ela passou a representar as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras. Da união ocorrida entre ambos nasceram os primeiros orixás a habitarem a terra.
Com Iemanjá, vieram mais dois orixás yorubanos, Oxum e Anamburucu (Nanamburucu).
Como o ser humano pode interagir com o solo?
Qual o tamanho ideal para docinhos de festa?
Como criar vínculo com o paciente?
Qual a posição do multímetro para a medição de corrente?
Quantas colheres e 30 gramas de fermento fresco?
Como ir de Ilha Comprida a Ilha do Cardoso?
Como se preparar para o exame psicotécnico?
Como se sentir confortável em qualquer lugar?
Como sabemos que Jesus nasceu dia 25?
Como recorrer de uma multa por dirigir embriagado?
Como fazer para ter uma mente magra?
Como tirar o formato RAW do HD?
O que se resolve primeiro numa expressão numérica?
Para que serve o Pristine seachem?
Como dar Lufa-lufa no Pottermore?
Como recuperar arquivo do IRPF 2021?