Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. A localidade teve forte crescimento quando da descoberta dos Diamantes em 1729.
Nos primeiros anos do século XVIII, uma bandeira partiu da região de Serro Frio seguindo o curso do Rio Jequitinhonha. Ao encontrar grande quantidade do minério, estabeleceu-se às margens do córrego do Tijuco, fundando arraial do mesmo nome, mais tarde a cidade de Diamantina.
Cidade do interior de Minas Gerais, Diamantina foi consagrada na história do Brasil a partir do século XVIII quando se tornou o principal centro de extração de diamantes no Brasil.
As pequenas casas baixas, uma capela dedicada a Santo Antônio e uma população flutuante, caracterizavam a simples sociedade do Arraial do Tijuco, primeiro nome da cidade de Diamantina.
A posição de Diamantina na rede urbana mineira, na virada do século XX, possibilitou alternativas econômicas à exploração do diamante, que experimentava uma forte crise gerada pela concorrência Sul Africana desde a década de 187011 (MARTINS, 2004).
305 anos Diamantina completa hoje, 06 de março de 2018, 305 anos de história e 187 anos de emancipação política e para comemorar a Prefeitura da cidade preparou uma agenda de eventos para destacar as conquistas da gestão para a população e para o desenvolvimento de Diamantina e toda a região.
Periodização da História do Brasil
Pré-cabralino | |
---|---|
Colonial | — Descobrimento — Descaso Capitanias, governo-geral, sociedades açucareira e aurífera Reino e sede da corte portuguesa |
Imperial | — Independência — Primeiro reinado Regência Segundo reinado |
As origens do famoso Arraial do Tijuco (ou Tejuco) - como era chamada Diamantina - remontam a 1713, com a atividade dos bandeirantes que permaneceram na região. Nesse local, denominado Burgalhau (atual Rua do Burgalhau, Rua do Espírito Santo e Beco das Beatas), se fixaram os primeiros povoadores.
A ocupação inicial do território se deu com Jerônimo Gouveia, que, seguindo o curso do rio Jequitinhonha, encontrou, nas confluências do rio Piruruca e rio Grande, uma grande quantidade de ouro. Por volta de 1722, começou o surgimento do povoado, sempre seguindo as margens dos rios que eram garimpados.
As origens do famoso Arraial do Tijuco (ou Tejuco) - como era chamada Diamantina - remontam a 1713, com a atividade dos bandeirantes que permaneceram na região. Nesse local, denominado Burgalhau (atual Rua do Burgalhau, Rua do Espírito Santo e Beco das Beatas), se fixaram os primeiros povoadores.
História de Diamantina. Com mais de três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do ...
Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na Mesorregião do Jequitinhonha. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 47 617 habitantes.
Cidade do interior de Minas Gerais, Diamantina foi consagrada na história do Brasil a partir do século XVIII quando se tornou o principal centro de extração de ...
A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. A ocupação portuguesa do território se deu com Jerônimo Gouvêa, que, seguindo o curso do Rio Jequitinhonha, encontrou, nas confluências do Rio Piruruca e Rio Grande, uma grande quantidade de ouro.
Como são as escolas infantis em Portugal?
Como os vírus se reproduzem *?
Como são chamados os nativos australianos?
Quais óxidos estão envolvidos no efeito estufa?
Quais os principais escritores do Romantismo no Brasil?
Como são chamados os autores do cordel e do repente?
Como otimizar a RAM do celular?
Como importar imagens para o Photoshop?
Como são chamados os fãs do GOT7?
Quem está no topo da hierarquia urbana?
Como alterar a qualidade de imagem no Netflix?
Onde ocorrem as reações de transferência de elétrons?
Como são chamadas as partículas de luz?
Como importar eml para o Thunderbird?
Quanto tempo de recuperação quando abre a virilha?