Em Latim, portus significava o local de passagem de um lugar para outro, como entre aposentos. Se olharmos para fora pela janela, estaremos lidando com algo cujo nome veio do Latim januellam, diminutivo de janua, “pequena porta”.
Não se sabe exatamente quando foi criada a primeira porta do mundo... O que se sabe, é que ela foi criada por um inglês chamado Joseph Bramah, no ano 1778.
OS INVENTOS DE SANTOS DUMONT E durante o esforço de ganhar os ares, Santos Dumont acabou criando inventos que existem até hoje. Por estar determinado a continuar os trabalhos com dirigíveis, construiu o primeiro hangar do mundo e, para facilitar a abertura, inventou a porta de correr.
Os gregos antigos foram os primeiros a terem portas que se abriam automaticamente. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história. As portas do templo de Heron se abriram por meio de calor e um mecanismo de pneumática.
Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
Os gregos antigos foram os primeiros a terem portas que se abriam automaticamente. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história. No altar, uma chama de fogo emitia gases e aquecia o interior de um recipiente abaixo.
Sobre esse tema, o que se sabe, é que ela foi criada por um inglês chamado Joseph Bramah. Importante notar que as portas hoje tem um papel de destaque no sentido do design de uma casa. Veja que hoje existem diverso modelos que servem a diversas funções até mesmo meramente decorativas.
Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
As portas da cidade estavam, frequentemente, munidas de dispositivos de defesa, como torres flanqueantes, pontes levadiças e grades de ferro ou madeira . Durante o século XVIII, começaram a ser erigidas portas da cidade sem funções militares. Estas portas podiam ter a função de posto de controlo aduaneiro ou podiam ser, meramente, cerimoniais .
Outros materiais incluem alumínio, aço, ferro, plástico PVC e o vidro . A porta (na sua visão mais tradicional) é formada pelos seguintes elementos: Folha - normalmente uma chapa lisa (de madeira ou metal) responsável pela vedação da parede, ou não, quando a porta está "fechada".
Para os Romanos, as portas da cidade assumiram uma elevada importância simbólica e mágica, levando-os a construir arcos do triunfo com o mesmo simbolismo das portas mas, puramente cerimoniais. As cidades e vilas fortificadas medievais dispunham de portas munidas de uma série de dispositivos defensivos, como as ameias, os mata-cães e as seteiras.
Na Babilónia e na Assíria, no I milênio a.C., as portas das cidades apresentavam-se sob a forma de um bastião que se projetava da muralha. No bastião era aberta uma porta que dava acesso a um pátio interior. Este último era, por vezes, precedido e seguido por pátios mais pequenos, todos eles apresentando-se como estrangulamentos no acesso à cidade.
Quando ocorre uma situação líquida deficitária?
Qual é o correto qualquer ou quaisquer?
Para que serve o café bem quente com manteiga?
Qual o poeta que mais se destaca na chamada Geração de 45?
Quais são as três características do conhecimento científico?
Qual é o salário de um deputado federal aposentado?
São características da sociedade anônima?
Qual frase famosa de Shakespeare?
O que é uma namorada controladora?
Quais são as vantagens para a Turquia em fazer parte da União Europeia?
O que é a distribuição eletrônica é para que serve?
Qual é o melhor lugar para emprego em Santa Catarina?
Como saber se o peixe e salmão?
Qual o melhor horário para se tomar o cloreto de magnésio?