O que define a Arte Plumária dos grupos indígenas que a praticam é principalmente a busca pela beleza, pela estética. Porém, os estilos variam de um grupo para outro e os objetos plumários seguem padrões estabelecidos pelas tradições culturais de cada tribo.
Ela pode servir para a comunicação e organização de um povo, a exemplo das insígnias feitas para os líderes religiosos ou cocais confeccionados para simbolizar o poder de chefes e guerreiros. Das tradições indígenas, a arte plumária é uma das mais afetadas pelo contato dos índios com o homem branco.
A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país. Cultura que é resultado da mistura de vários grupos, dentre eles os povos indígenas - os primeiros habitantes do território nacional.
Diz a lenda que as máscaras indígenas, de um modo geral, representam as entidades que conflitavam com os índios no passado. Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar e acalmar essas mesmas entidades. Há máscaras grandes, feitas com palhas compridas, que chegam a cobrir o corpo todo.
A arte plumária dos índios do Brasil é utilizada tanto como ornamento para o corpo, quanto para representar determinadas mensagens em rituais e cerimônias. Ela pode estar presente em diversas peças, como: Objetos de adorno, como brincos e colares. Cestos.
26 curiosidades que você vai gostar
Um dos povos no Brasil que se destaca na arte de confecção de adornos plumários são os Urubus-Kaapor. Na produção, geralmente as penas são amarradas umas às outras e muitas delas são associados a outros materiais, tal qual fibras vegetais, madeiras, couro de animais, folhas e taquaras.
O manto é um símbolo da memória e da resistência do povo indígena Tupinambá: sua história nos leva aos tempos remotos dos primeiros encontros com europeus que aportavam na costa brasileira e nos atualiza sobre a história recente de luta pelo reconhecimento da identidade e da terra indígena dos Tupinambá.
As máscaras são uma parte importante da cultura indígena, sendo usada em rituais e festividades. O uso e a produção das máscaras é carregado de simbologias e esses objetos podem representar seres sobrenaturais e antepassados, considerados os maiores detentores de sabedoria do povo indígena.
São peças repletas de simbologia social ou ritualística, de caráter sobrenatural e sagrado. As máscaras indígenas têm um caráter duplo porque são um tipo de artefato produzido por um homem comum, mas também são a figura viva do ser sobrenatural que eles representam.
O que é prevaricação segundo a Bíblia?
Como deve estar o PELO para fazer depilação a laser?
Como calibrar bússola Analogica?
Quem tem mais poder o rei ou imperador?
O que é a conexão no processo civil?
Como voltar a ser MEI depois de ser desenquadrado?
É perigoso andar em Copacabana?
Quais são os três pilares para conseguirmos agir sobre os determinantes sociais de saúde?
Qual o valor da multa para alienação parental?
O que é Modalização de exemplo?
Quais são as regras da Lei do silêncio?
Qual o granito branco mais resistente?
Qual a melhor hora para tomar colageno tipo 2?