O que define a Arte Plumária dos grupos indígenas que a praticam é principalmente a busca pela beleza, pela estética. Porém, os estilos variam de um grupo para outro e os objetos plumários seguem padrões estabelecidos pelas tradições culturais de cada tribo.
Ela pode servir para a comunicação e organização de um povo, a exemplo das insígnias feitas para os líderes religiosos ou cocais confeccionados para simbolizar o poder de chefes e guerreiros. Das tradições indígenas, a arte plumária é uma das mais afetadas pelo contato dos índios com o homem branco.
A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país. Cultura que é resultado da mistura de vários grupos, dentre eles os povos indígenas - os primeiros habitantes do território nacional.
Diz a lenda que as máscaras indígenas, de um modo geral, representam as entidades que conflitavam com os índios no passado. Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar e acalmar essas mesmas entidades. Há máscaras grandes, feitas com palhas compridas, que chegam a cobrir o corpo todo.
A arte plumária dos índios do Brasil é utilizada tanto como ornamento para o corpo, quanto para representar determinadas mensagens em rituais e cerimônias. Ela pode estar presente em diversas peças, como: Objetos de adorno, como brincos e colares. Cestos.
26 curiosidades que você vai gostar
Um dos povos no Brasil que se destaca na arte de confecção de adornos plumários são os Urubus-Kaapor. Na produção, geralmente as penas são amarradas umas às outras e muitas delas são associados a outros materiais, tal qual fibras vegetais, madeiras, couro de animais, folhas e taquaras.
O manto é um símbolo da memória e da resistência do povo indígena Tupinambá: sua história nos leva aos tempos remotos dos primeiros encontros com europeus que aportavam na costa brasileira e nos atualiza sobre a história recente de luta pelo reconhecimento da identidade e da terra indígena dos Tupinambá.
As máscaras são uma parte importante da cultura indígena, sendo usada em rituais e festividades. O uso e a produção das máscaras é carregado de simbologias e esses objetos podem representar seres sobrenaturais e antepassados, considerados os maiores detentores de sabedoria do povo indígena.
São peças repletas de simbologia social ou ritualística, de caráter sobrenatural e sagrado. As máscaras indígenas têm um caráter duplo porque são um tipo de artefato produzido por um homem comum, mas também são a figura viva do ser sobrenatural que eles representam.
Como podemos medir o tempo da natureza?
Que tipo de exame de sangue detecta infecção?
Como usar o et al em citações?
Como saber o tamanho do babyliss?
Como obter Histórico Escolar pela internet?
Como citar decisões judiciais ABNT?
Como medir harmônicas na rede elétrica?
Como saber o tamanho do chapéu Pralana?
Como reexibir os stories do Instagram?
Como medir comprimento dos membros inferiores?
Como preencher formulário em PDF online?
Qual é a estrutura de uma carta pessoal?
Pode declarar Auto-escola no Imposto de Renda?
Como medir a resistência de um resistor com multímetro?