Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios da tabela periódica.
Em sua forma biatômica e em CNTP, é um gás de coloração amarelo-pálido. É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos.
O elemento é usado para fazer hexafluoreto de urânio, necessário para a indústria de energia nuclear para separar isótopos de urânio. É também usado para fazer o hexafluoreto de enxofre, o gás isolante para transformadores de energia eléctrica de alta potência.
Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17; anteriormente denominado VIIA) da tabela periódica.
O flúor (F) é um elemento químico gasoso, não metálico, que se encontra na forma molecular F2, pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor amarelo-esverdeada e cheiro penetrante, que se localiza no grupo 17 e período 2 da Tabela Periódica. Possui número atómico 9 e massa atómica 18,998 4032.
Os compostos de flúor têm aplicações diversas: o ácido fluorídrico (solução aquosa de fluoreto de hidrogênio) é usado na gravação de vidros; a criolita é empregada na produção de alumínio; e o fluoreto de sódio é utilizado na fabricação de inseticidas contra baratas.
26 curiosidades que você vai gostar
O Flúor é o elemento mais eletronegativo de toda a tabela periódica e, por isso, ele seria literalmente um “ladrão de elétrons”. ... Pois bem… o fato dele ter toda essa ambição por elétrons significa que ele é bastante reativo.
. O flúor reage explosivamente com o hidrogénio, mesmo a temperaturas baixas (tão baixas quanto -200ºC) formando o fluoreto de hidrogénio, HF. O fluoreto, F-, é estável e encontra-se na natureza em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3Ca3(PO4)2Ca(F,Cl)2.
Estado físico: gás (a 20ºC, 1atm) Estrutura cristalina: cúbica (a -219.62 ºC) Cor e aparência: amarelado, esverdeado. Ponto de fusão: -219.62 ºC.
Outro mal pode ser a osteoporose, já que a exposição excessiva ao flúor causa redução da resistência e da elasticidade óssea. Também tem impacto nos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a bactérias, que têm diminuição significativa quando expostos ao flúor; além de danos cromossomais.
Estado físico: gasoso em pressão atmosférica e líquido quando submetido a 6,8 atmosferas / 20 º C; Ponto de fusão: -101 °C; Ponto de ebulição: -34,05 °C; Densidade relativa do cloro gasoso a 20° C: 2490 kg/m3.
Este isótopo de flúor possui prótons 9, elétrons 9 e nêutrons 10.
Portanto, o seu número atômico é 37. + contém: a)11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.
A sua configuração eletrônica, razão desta sua classificação, é 1s22s22p5, o que mostra que o átomo de flúor possui sete elétrons em sua camada de valência (última camada, camada L no caso do flúor).
Isso significa que, observando a organização dos elementos, o Flúor (F) é o componente mais eletronegativo. ... Por não fazerem ligações químicas e apresentarem estabilidade eletrônica, a eletronegatividade dos gases nobres é insignificante, uma vez que não possuem tendência em ganhar ou perder elétrons.
A estabilidade do átomo de Hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres. Para estabilizar-se, realiza ligações iônicas ou covalentes.
O flúor e o HF devem ser manuseados com grande cuidado, devendo-se evitar totalmente qualquer contato com a pele ou com os olhos. Também não podem ser armazenados em recipientes de vidro pois corroem.
O flúor é, portanto, o ametal mais reativo, enquanto o carbono é o menos reativo.
A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au).
A ligação carbono–flúor é a ligação entre carbono e flúor que é um componente de todos os compostos organofluorados. ... O vínculo também fortalece e abrevia como mais átomos de flúor são adicionados ao mesmo carbono em um composto químico.
Qual religião foi a religião oficial do Brasil?
Qual a melhor ferramenta para poda?
Como transformar nm em cv de potência?
Faz mal tomar muita vitamina C?
Quem trouxe a Assembleia de Deus para o Brasil?
Onde nasceu Maria Alice filha de Zé Felipe?
O que é seixo na construção civil?
Que tem enxaqueca pode tomar café?
Onde se registra o balanço patrimonial?
Quais são as 5 ferramentas da qualidade?
Qual a história da Consciência Negra?
Quais são os riscos ambientais existentes?