Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.
O argumento é a expressão, seja oral ou escrita, de um raciocínio. Permite justificar algo como sendo uma ação razoável com duas finalidades possíveis: persuadir outro sujeito (para promover uma determinada ação) ou transmitir um conteúdo com sentido de verdade (fomentando o entendimento).
A argumentação é algo imprescindível à construção do conhecimento. ... O convencimento filosófico, por sua vez, dar-se-ia no plano inteligível, alcançando o conhecimento verdadeiro e seria dirigido à razão.
A argumentação e o pensamento crítico. Argumentar é expressar razões sobre o que pensamos ou fazemos. Assim, compreender a argumentação é importante tanto para formularmos boas razões para as afirmações proferidas, quanto para avaliarmos as razões fornecidas por outros sobre suas ideias e ações.
A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.
34 curiosidades que você vai gostar
Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.
Alguns argumentam que a filosofia é a “rainha das ciências”, ou a ciência mais geral e universal com relação a ciências como biologia, física etc. Outros argumentam que a filosofia nos informa acerca da composição do universo, outros filósofos argumentam contrariamente a qualquer idéia de pesquisa nesse sentido.
Argumentos dedutivos e indutivos.
Num discurso filosófico podemos encontrar os seguintes elementos: Problema/Questão, Tese, Argumentos, Contra-Argumentos, Refutação dos Contra-Argumentos, Conclusão. Problema: O enigma que se procura encontrar uma resposta. Exemplo: O que é a realidade ?
Qual o jogo mais baixado do mundo para PC?
Como provar tempo especial sem o PPP?
O que são práticas educativas exemplos?
Qual o perfume feminino contém feromônios?
O que significa impugnação à execução de sentença?
Quantas Copinhas Cada time tem?
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais?
Como montar um restaurante com pouco dinheiro?
Como tirar cola de etiqueta da colher?
O que é abstração do comportamento?
Quantas vezes posso usar Alenia 400?
É permitido usar insulfilm no para-brisa?