As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
Enfatizamos como elemento base para o desenvolvimento das práticas de Educação Infantil que o contato com a música, especialmente as cantigas de roda, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
Para brincar, é fácil. Basta dar as mãos, cantar, dançar e girar. Feita para a criança, as cantigas de roda possuem melodias simples, repetitivas e ritmadas, o que facilita a aprendizagem e a participação da garotada.
Brincando de roda, a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória, aprende a lidar com problemas complexos e desenvolve conhecimentos para compreender o mundo.
Cantigas de Roda Populares no Brasil
Por todas essas características, as quadrinhas são excelentes para serem usadas na educação infantil, auxiliando o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal e da criatividade dos alunos.
As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. ... Por esse motivo, as letras das cantigas são também tão carregadas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular.
Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco. É originada mais precisamente na Ilha de Itamaracá, através das mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. ... Um dos maiores expoentes do folguedo é Lia de Itamaracá, considerada a "rainha da ciranda".
Mas, nem sempre as crianças conhecem as cantigas de roda, principalmente as que têm muito contato com tecnologias que não privilegiam a cultura popular. Nesses casos, elas têm um acesso mais restrito às cantigas e brincadeiras como às de roda.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.
Há ainda as que retratam alguma história engraçada, divertida para as crianças. Contudo, não podemos deixar de destacar as cantigas que falam de violência ou de medo. Apesar de esse ser um tema da realidade da criança, em algumas cantigas ele parece ser um estímulo à violência ou ao medo.
No seu decorrer as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas das cantigas a serem trabalhadas, ouvir e discriminar eventos sonoros presentes no desenvolvimento das mesmas e compartilhar o material produzido com colegas e familiares. Quem em toda sua vida nunca ouviu dizer que quem canta seus males espantam?
Quais as células do músculo cardíaco?
Qual o melhor boldo para o fígado?
Como um cego faz para se limpar?
O que os clientes esperam de uma empresa?
Como saber quando devo trocar as pastilhas de freio?
O que é simetria no plano cartesiano?
Como os astecas mantinham os povos conquistados sobre seus domínios?
Como Descompartilhar pasta no OneDrive?
Como saber se uso calcário Calcitico ou dolomítico?
Como saber se fraturei o quadril?
Como fazer do meu filho um digital Influencer?
Pode molhar placa de gesso 3d?
Como saber se você precisa de ajuda?
Porque os pais têm preferência por um filho?
Qual a importância de uma brinquedoteca para a educação infantil?
Por que a poesia trovadoresca tinha estreita ligação com a música?
Como saber se preciso fazer o Enade 2021?