Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros.
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
Conforme vimos, a diversidade cultural deve ser aprendida desde a infância, para que as crianças cresçam sem preconceitos e tenham um bom desenvolvimento emocional. Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.
A diversidade no ambiente de trabalho leva ao aumento da criatividade. Pessoas com origens diferentes tendem a ter experiências diferentes e, portanto, perspectivas diferentes. A exposição a uma variedade de perspectivas e visões diferentes leva a uma maior criatividade.
29 curiosidades que você vai gostar
Vida em comunidade: as vantagens de estreitar laços com os...Conhecer novos pontos de vista e experiências. ... Estabelecer uma sólida rede de apoio. ... Participar de atividades estimulantes. ... Construir um ambiente saudável para a família.
Um ambiente de trabalho diverso é mais criativo, está mais propenso à inovações e ajuda a atrair talentos. Várias empresas já perceberam que fomentar a diversidade e a inclusão não é apenas o certo a ser feito: é bom também para os negócios.
Valorizar a diversidade é chave no combate a desigualdades educacionais. “Considerar a diversidade não significa tolerar as desigualdades sociais”. A colocação de Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, dá a dimensão dos desafios que ainda precisam ser enfrentados na pauta de equidade de gênero e raça na educação.
O princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades “fala da existência da pluralidade de sujeitos, onde podem nascer os preconceitos e as discriminações. Esse norte aconselha como honrar as diferenças de cada um e assim construir um ambiente de valores igualitários” (SDH/PR, 2013, p. 45).
Como guardar roupas em caixas de papelão?
Como ganhar muito dinheiro no SportingBet?
Como energizar Tarot de Marselha?
Quanto tempo dura repolho cozido na geladeira?
Quais são os produtos digitais mais procurados?
Quanto tempo o milho pode ser armazenado?
Como ganhar dinheiro com apostas na internet?
Quanto dá para ganhar com amigurumi?
Qual é a melhor forma de conservar o jornal?
Como guardar rolo de pintura Depois de usar?
O que vc pode fazer quando seu filho tem baixa Auto-estima?
Como usar caixas para guardar roupas?
Como medir fusível térmico com multímetro?
Qual a melhor forma de guardar whisky?