A função social da pesquisa é aqui concebida como possibilidade de problematizar a dogmática jurídica, dando ensejo a uma maior compreensão da realidade social e, nessa medida, fornecendo subsídios para uma produção científica mais comprometida e propositiva com as demandas postas pela sociedade.
Tomanik e Milton Santos trazem em suas obras, a preocupação a respeito do uso das Ciências como meio de controle social. Para eles, as Ciências Sociais deve se colocar em oposição a essa corrente, e sim permitir que a sociedade conheça e perceba a realidade em que está inserida.
A iniciação científica na graduação e seu aspecto social
sociais nas suas relações e interdependências, ou seja, é aquela que procura estudar os fenômenos educacionais e seus atores dentro do contexto social e histórico em que acontecem e vivem, recuperando o cotidiano como campo de expressão humana.
Quando questionados quanto ao impacto das suas pesquisas, os pesquisadores mostram os números de artigos publicados, de doutores formados e outros produtos. Por detrás dessa resposta está a convicção de que há uma relação de causa e efeito entre a pesquisa publicada e a melhoria de vida das pessoas.
A objetivação é o processo que torna concreto o que é abstrato, que materializa a palavra, que transforma o conceito em objeto e os torna intercambiáveis. Na realidade, ela substitui o conceito pelo que é percebido, o objeto pela sua imagem, a imagem tornando-se o objeto e não sua representação.
40 curiosidades que você vai gostar
Percebe-se, ao cabo, que o paradigma da objetividade, longe de atingir seus objetivos, já que a objetivação é o possível da ciência, cria amarras à produção estatística, limitando seu campo semântico ao uso de categorias e conceitos de entendimento comum e de fácil operacionalização.
“A objetificação, termo cunhado no início dos anos 70, consiste em analisar um indivíduo a nível de objeto, sem considerar seu emocional ou psicológico.”
Por isso, a iniciação científica tem dois objetivos principais. O primeiro é ajudar aqueles que têm uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada. O segundo é ajudar qualquer futuro profissional a aprender a pesquisar, buscar o conhecimento, e saber usá-lo para o aprimoramento.
São Paulo: Cortez , 2002.), por sua vez, acredita que a Iniciação Científica não tem a finalidade direta de formar o pesquisador, mas sim de proporcionar vivência, ao aluno de graduação, com os métodos e os processos da pesquisa.
Quanto tempo para carregar fone i9s TWS?
Como resolver a equação da circunferência?
Como identificar uma coral verdadeira?
Como usar paquímetro em polegada fracionária?
Como consertar a torneira da cozinha?
Quais são as técnicas usadas na arte bidimensional e tridimensional?
O que são concorrentes diretos e indiretos?
Como desativar moderninha Smart?
Como resolver código de erro Status_access_violation?
Como saber linguagem corporal?
Como resetar e configurar o roteador Intelbras?
O que é código UI-800-3 Netflix?
Como analisar coliformes fecais na água?
Quais são os complementos nominais?
Como resolver interrupções do sistema?
Qual a fórmula de desconto simples?
O que fazer diante de uma crise bipolar?