A função social da pesquisa é aqui concebida como possibilidade de problematizar a dogmática jurídica, dando ensejo a uma maior compreensão da realidade social e, nessa medida, fornecendo subsídios para uma produção científica mais comprometida e propositiva com as demandas postas pela sociedade.
Tomanik e Milton Santos trazem em suas obras, a preocupação a respeito do uso das Ciências como meio de controle social. Para eles, as Ciências Sociais deve se colocar em oposição a essa corrente, e sim permitir que a sociedade conheça e perceba a realidade em que está inserida.
A iniciação científica na graduação e seu aspecto social
sociais nas suas relações e interdependências, ou seja, é aquela que procura estudar os fenômenos educacionais e seus atores dentro do contexto social e histórico em que acontecem e vivem, recuperando o cotidiano como campo de expressão humana.
Quando questionados quanto ao impacto das suas pesquisas, os pesquisadores mostram os números de artigos publicados, de doutores formados e outros produtos. Por detrás dessa resposta está a convicção de que há uma relação de causa e efeito entre a pesquisa publicada e a melhoria de vida das pessoas.
A objetivação é o processo que torna concreto o que é abstrato, que materializa a palavra, que transforma o conceito em objeto e os torna intercambiáveis. Na realidade, ela substitui o conceito pelo que é percebido, o objeto pela sua imagem, a imagem tornando-se o objeto e não sua representação.
40 curiosidades que você vai gostar
Percebe-se, ao cabo, que o paradigma da objetividade, longe de atingir seus objetivos, já que a objetivação é o possível da ciência, cria amarras à produção estatística, limitando seu campo semântico ao uso de categorias e conceitos de entendimento comum e de fácil operacionalização.
“A objetificação, termo cunhado no início dos anos 70, consiste em analisar um indivíduo a nível de objeto, sem considerar seu emocional ou psicológico.”
Por isso, a iniciação científica tem dois objetivos principais. O primeiro é ajudar aqueles que têm uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada. O segundo é ajudar qualquer futuro profissional a aprender a pesquisar, buscar o conhecimento, e saber usá-lo para o aprimoramento.
São Paulo: Cortez , 2002.), por sua vez, acredita que a Iniciação Científica não tem a finalidade direta de formar o pesquisador, mas sim de proporcionar vivência, ao aluno de graduação, com os métodos e os processos da pesquisa.
Como traduzir mensagens do Gmail no celular?
Como traduzir textos na tela do PC?
O que é segmentação de palavras na Alfabetização?
Como ensinar resiliência na educação infantil?
Porque trabalhando sequência de cores na educação infantil?
Como lidar com o perfil influente?
Como fazer para rodar Dying Light em PC fraco?
O que posso fazer para substituir o cigarro?
Qual o objetivo de trabalhar textos instrucionais?
Como trabalhar reportagem no 5o ano?
Como achar fotos de uma pessoa na internet?
Qual pigmento posso usar na resina epóxi?
Como trabalhar resiliência com os alunos?
Como trabalhar a psicopedagogia na escola?