Qual é a função sintática do pronome QUE?

Pergunta de Vasco Diego Barbosa Amaral Pinto em 27-05-2022
(38 votos)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Qual a função sintática do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.


Qual a função sintática do pronome relativo QUE?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

Que pronome QUE?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Como saber a função sintática de um pronome?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

FUNÇÃO SINTÁTICA do PRONOME RELATIVO || Prof. Letícia Góes


35 curiosidades que você vai gostar

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. ... Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos. Exemplos: Os dois amam-se como irmãos.

Qual a função sintática do pronome lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Que pronome e que conjunção?

Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. ... Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.



Outras questões

Como inserir grafico na tabela dinamica?

Como saber se o feto tá morto na barriga?

Quanto é 0 0?

Faz mal comer banana na hora de dormir?

Como a Assistência Social é financiada?

O que é ser agnóstico?

O que faz perder o bebê no início da gravidez sintomas?

O que é a ultrafiltração?

O que é uma camara municipal?

Qual é o perfil do enfermeiro emergencista?

Quanto tempo dura o cio de uma pinscher?

Quais são os principais instrumentos de uma orquestra?

O que é autoclave hospitalar?

Como se escreve o nome United?

Para que serve o sal não iodado?

O que e necessario para fazer um credito pessoal?

Como substituir o fermento biológico fresco pelo seco?

Quais as vitaminas do caldo verde?

Como funciona sigfox?

Qual a diferença entre hanseníase paucibacilar e multibacilar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com