Qual é a função sintática do pronome QUE?

Pergunta de Vasco Diego Barbosa Amaral Pinto em 27-05-2022
(38 votos)

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Qual a função sintática do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.


Qual a função sintática do pronome relativo QUE?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

Que pronome QUE?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Como saber a função sintática de um pronome?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

FUNÇÃO SINTÁTICA do PRONOME RELATIVO || Prof. Letícia Góes


35 curiosidades que você vai gostar

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. ... Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos. Exemplos: Os dois amam-se como irmãos.

Qual a função sintática do pronome lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Que pronome e que conjunção?

Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. ... Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.



Outras questões

Que tinta usar para artesanato em madeira?

Quanto mede uma pia de 1 20?

Como proceder para normalizar um aço?

Qual o único personagem de Dragon Ball que nunca morreu?

O que significa RM num treino de musculação?

O que a anemia pode causar no organismo?

Quais são as vantagens da certificação?

Quando ocorre a cassação?

Como informar plano de saúde do sócio na DIRF?

Que problemas podem ocorrer no trabalho em equipe?

Quais os casos de competência exclusiva da autoridade judiciária brasileira?

Quanto de carboidrato por dia é considerado Low Carb?

O que diz a habilidade EF05LP03?

Quais os três campos de atuação da psicomotricidade?

Qual a diferença entre vale e depressão?

Quais os elementos da ISO 14001?

Qual o poder da espada do Aizen?

Quais são as profissões do setor primário?

O que é jurisprudência em um processo?

Quem vem de Órion?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com