O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal.
O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo serve para indicar ações verbais tidas como reais ou certas de se concretizarem. ...
Assim, os tempos verbais simples no modo indicativo são:presente;pretérito perfeito;pretérito imperfeito;pretérito mais-que-perfeito;futuro do presente; e.futuro do pretérito.
No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.
Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).
45 curiosidades que você vai gostar
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. ... Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.
Tempos verbaisPresente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes. ... Pretérito - indica momentos anteriores, decorridos ou acabados. ... Futuro - indica acontecimentos que se realizarão. ... O modo indicativo expressa certezas. ... O modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades.
O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO.
Exemplos de verbos no subjuntivoVerbo andar: que eu ande, se ele andasse, quando nós andarmos,...Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,...Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,...Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,...
O subjuntivo é um dos modos verbais. É usado para transmitir uma ação possível, mas incerta. Expressa um acontecimento hipotético, que ainda não se realizou por estar dependente de outro acontecimento para se realizar. O subjuntivo é formado por três tempos verbais simples e três tempos verbais compostos.
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.
Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).
Os tempos verbais são recursos da gramática que indicam o momento da fala. Podem exprimir passado, presente e futuro por meio do verbo. Assim, os tempos verbais ajudam o interlocutor a indicar, na fala, se algo já ocorreu, acontece no momento em que se fala ou ainda vai ocorrer.
Conjugação do verbo: fazerPresente. eu. faço. tu. fazes. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. fazia. tu. fazias. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. farei. tu. farás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. faça. que tu. faças. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. fizer. se tu. fizeres. ... Pessoal. eu. fazer. tu. fazeres. ... eu. faria. tu. farias. ele/ ela/ você
O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante.
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
Quanto tempo para curar amigdalite?
Qual a salinidade média da água do mar?
Quantos km tem o túnel do Canal da Mancha?
O que é uma empresa filial matriz?
Como calcular a carga glicemica dos alimentos?
Pode comer pizza no jejum intermitente?
Quais são as ONGs internacionais?
O que botar no desenvolvimento 2?
Como deixar os vidros limpos e brilhantes?
Quais os tipos de infecções bacterianas?
Qual termo técnico para febre alta?
Quantos Boeing 777 tem no Brasil?