Partes do micrômetro O isolante térmico, fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento. O fuso micrométrico é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca.
Arco, linha de referência, bainha, fuso, tambor, pontas de medição, catraca e trava são alguns dos componentes do micrômetro.
Os micrômetros caracterizam-se pela: · capacidade; · resolução; · aplicação. A capacidade de medição dos micrômetros normalmente é de 25 mm (ou 1"), variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm (ou 1 em 1"). Podem chegar a 2000 mm (ou 80").
As principais partes do micrômetro são denominadas de arco, isolante térmico, parafuso micrométrico, faces de medição, bainha, tambor, porca de ajuste, catraca e trava. O instrumento é, ainda, usado por relojoeiros e cientistas para medir o diâmetro exterior de objetos esféricos.
O micrômetro funciona a partir do deslocamento de um parafuso micrométrico numa porca, enquanto o parafuso é girado em um dos sentidos. O objeto a ser medido deve ser colocado entre o pistão e o suporte. Ao girar o controle do pistão, deve-se tocar no objeto e ouvir três cliques.
41 curiosidades que você vai gostar
Esse instrumento serve para medir espessura, altura, largura e profundidade de peças pequenas, em milímetros ou polegadas.
I. O micrômetro digital eletrônico é ideal para leitura rápida, com erros de paralaxe, próprio para uso em controle estatístico de processos.
A Régua, pois: Paquímetro serve para medir pequenas distâncias com precisão. Relógio comparador: abstrai, esquece.
Resolução de um paquímetro
Ou seja, a resolução refere-se à menor variação dessa grandeza que pode ser percebida, com segurança, pelo operador. Por exemplo, para calcular a resolução de um paquímetro com 20 divisões, conforme Figura abaixo: Detalhe do nônio em relação à escala principal.
Para medição de partes internas empregam-se dois tipos de micrômetros: micrômetro interno de três contatos, micrômetro interno de dois contatos (tubular e tipo paquímetro). Este tipo de micrômetro é usado exclusivamente para realizar medidas em superfícies cilíndricas internas, permitindo leitura rápida e direta.
Elementos do paquímetro
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
dividindo-se o número de divisões da escala fixa pelo menor valor da escala móvel. multiplicando-se o menor valor da escala fixa pelo número de divisões da escala móvel.
A resolução é a menor indicação que pode ser observada no instrumento, por exemplo, em um termômetro digital a indicação do valor medido é realizada de 1ºC em 1ºC, assim a resolução do termômetro é de 1ºC.
A régua planificada é um instrumento que pode ser utilizado para verificar a planice das peças.
O relógio comparador é um instrumento utilizado para medir peças por meio da comparação. Esse objeto possui um ponteiro e uma escala, sendo que os mesmos estão interligados por vários mecanismos.
Micrômetros de Aplicações EspecíficasMicrômetro de profundidade: utiliza hastes de extensão conforme a profundidade que será medida;Micrômetro com arco profundo: mede, principalmente, a espessura de bordas ou outras partes salientes da estrutura de peças;
Para medir parede de tubos é usado o modelo de micrometro apresentado na figura 34. Este micrômetro é dotado de arco especial e possui o contato a 90º com a haste móvel, o que permite a introdução do contato fixo no furo do tubo.
- O micrômetro é utilizado em momentos em que é necessário fazer a medição de objetos e verificar a sua espessura em pequenas dimensões. - O seu amplo uso se dá, em especial, na indústria mecânica, onde é usado para medir peças de máquinas.
Em termos rudimentares, o paquímetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro.
Micrômetro de profundidade - é um instrumento de medição que visa aferir profundidade de pequenos furos não vazados, rasgo e rebaixos com uma precisão mais rigorosa. 5.1.1. Tambor e bainha com acabamento cromado tambor com Ø18 mm, 5.1.2. Comprimento da haste: 25 mm, 5.1.3.
A resolução é o valor de uma divisão de um instrumento de medição, portanto, é a menor indicação que pode ser observada no instrumento. Por exemplo: se em em um termômetro, a indicação do valor medido é realizada de 1°C em 1°C, a resolução do termômetro é de 1°C.
A resolução deste paquímetro é igual a 0,02.
Se você trabalha no setor industrial, por exemplo, poderá utilizar o paquímetro para tirar medidas precisas de parafusos e tubos. Nas atividades de um eletricista, o paquímetro pode ser utilizado para descobrir o diâmetro de uma porca ou medir a profundidade de uma cavidade de escova de motor.
Como diluir tinta Suvinil Piso?
Como funciona o direito de arrependimento de compra?
Como funciona o processo de execução fiscal?
Como é feita a pintura eletrostática em pó?
Como passar auxílio emergencial na maquininha rede?
Como passar o auxílio na máquina de cartão?
Qual a forma correta de usar batom?
Quais os sons da ausculta pulmonar?
Como fazer um laço no cadarço?
Como saber qual é o zoneamento do imóvel?
O que acontece se eu tirar uma nota baixa no Enem?
O que causa problemas no coração?
É muito difícil entrar na UFSCar?
Como identificar seus sabotadores?
Como colocar o cadarço do Air Max?
Quais são os tempos narrativos?
Como passar o cartão na catraca?
Quanto tempo estudar para passar no concurso da Receita Federal?