Glucagon é indicado no tratamento de reações hipoglicêmicas graves que podem ocorrer em crianças e adultos portadores de diabetes mellitus tratados com insulina.
A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.
Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans.
O que a insulina faz? A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose¹, ou seja, no controle do nível de glicose no sangue. Além disso, ela reduz a produção de glicose pelo fígado e aumenta a captação desse hormônio nos tecidos adiposo e muscular².
O glucagon atua principalmente no fígado, pois a ação da insulina após as refeições promove a síntese de glicogênio a partir da glicose que entra no fígado.
O glucagon funciona como uma hormona oposta à insulina. Sempre que a glicose está diminuída no corpo (alturas de jejum), a produção de glucagon aumenta. Isto quer dizer que, neste período, o principal estímulo de produção de glucagon é a hipoglicemia (quantidade baixa de açúcar no sangue).
A insulina estimula o acúmulo de glicogênio através do aumento do transporte de glicose no músculo e síntese de glicogênio em fígado e músculo, através da defosforilação da enzima glicogênio sintetase.
A insulina é um hormônio polipeptídico cujo principal papel fisiológico é controlar a homeostase glicêmica por meio do estímulo à captação de glicose nos tecidos sensíveis à insulina (músculo esquelético e tecido adiposo) e da inibição da liberação de glicose pelo fígado15.
A relação entre os dois é que ambos agem com o intuito de promover o controle dos índices de produção e também de degradação da glicose. Em outras palavras, enquanto o glucagon age no organismo para que a quantidade de açúcar no sangue aumente, a insulina faz exatamente o oposto, ou seja, ela vai fazer com que esses níveis de glicemia abaixem.
E o Glucagon? Qual é o seu papel? O glucagon faz o papel inverso da insulina. E juntos, insulina e glucagon equilibram e controlam o teor de açúcar no organismo. O glucagon é produzido pelo pâncreas para os momentos de hipoglicemia, ou seja, quando a glicose presente nas células começa a cair para níveis em que falta combustível ao corpo.
Insulina: Uma elevada concentração de glicose sanguínea resulta na secreção de insulina: a glicose é transportada nas células do corpo. A absorção de glicose pelo fígado, rim e células do cérebro é por difusão e não requer insulina. Clique na imagem reduzida para detalhes do efeito da insulina:
A secreção de insulina é inibida pelas catecolaminas e somatostatina. A insulina e o glucágon trabalham sinergicamente para manter as concentrações de glicose sanguínea normais.
Sou formada em Serviço Social posso dar aula?
Qual o grau máximo de gordura no fígado?
O que é uma zona urbana e zona rural?
Quem é o protagonista de Fnaf?
O que caracteriza um monumento?
Como surgiu o trabalho na vida do homem?
Quais os piores alimentos para o coração?
Qual dos seguintes itens provocaria um aumento da taxa de filtração glomerular TFG )?
Como se dá a comunicação exemplifique?
O que se comemora hoje em portugal?
O que diz o artigo 340 do CPC?
É legal ter um macaco no Brasil?
Quem toma remédio para pressão alta pode ser doador de sangue?