A história do trabalho humano teve sua origem quando o ser humano buscou satisfazer suas necessidades biológicas de sobrevivência. Na economia de subsistência, o trabalhador decidia o que produzir, como produzir, quando e a que ritmo, era dono do seu tempo.
O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu, a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.
O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade.
A primeira forma de trabalho foi a escravidão, em que o escravo era considerado apenas uma coisa, não tendo qualquer direito, muito menos trabalhista.
Entre os pensadores da Grécia Antiga, trabalhar era malvisto. Aristóteles colocava o trabalho em oposição à liberdade ,e Homero via na ociosidade da antiga nobreza grega um objetivo desejável. O trabalho pesado era para mulheres, servos e escravos. Na Idade Média, trabalhar na agricultura era uma tarefa árdua.
38 curiosidades que você vai gostar
O trabalho no decorrer da história
As relações de trabalho, anteriormente, eram fortemente agrárias, constituídas dentro do âmbito familiar. O ofício dos pais era geralmente passado aos filhos, o que garantia a construção de uma forte identidade ligada ao labor a que o sujeito se dedicava.
Na sociedade moderna, o ócio passou a ser algo condenável, que deveria ser suprimido em nome da produção. O trabalho passou a ser valorizado apenas como atividade produtiva e os trabalhadores tinham pouco tempo para o lazer, que também precisava ser usado para descansar e repor as forças físicas.
No Segundo Capítulo discorre-se uma visão ampla sobre a evolução do trabalho humano desde a pré-história até os dias de hoje, identificando o trabalho de subsistência, de caça e pesca na pré-história; a escravidão na Idade Antiga; na Idade Medieval o feudalismo; E por fim, a evolução do trabalho humano do Século XV até ...
Os índios foram os primeiros trabalhadores do Brasil. Os nativos viviam da caça, da pesca e da agricultura, realizadas pelos homens enquanto na tribo, as mulheres eram encarregadas da comida, das crianças, da colheita e do plantio.
No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. Além disso, não eram pagas por seu trabalho.
A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Dessa forma, os escravos eram grande parte da sociedade, porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político.
Efetivamente, o Direito Social ou do Trabalho inicia-se com o surgimento da Revolução, que teve como principal causa econômica o aparecimento da máquina a vapor como fonte energética, substituindo a força humana. Houve, portanto, a substituição do trabalho manual pelo trabalho com uso de máquinas.
No Brasil, a formação do mercado de trabalho, na sua forma capitalista, tem como data marcante o ano de 1850, tanto pela Lei de Terras, como pela lei que decretou, de vez, o fim do tráfico negreiro de forma eficaz (Lei Eusébio de Queiroz), abrindo espaço para o processo de abolição da escravatura no Brasil.
No relato da criação vemos Deus trabalhando e determinando que o ser humano trabalhasse. Deus não perguntou a Adão o que ele gostaria de ser quando crescesse, ou se ele se importaria de trabalhar. Deus apenas o colocou em um jardim, para o cultivar e o guardar.
Elencamos algumas das conquistas históricas e que ainda vigoram:Carteira de Trabalho. ... Direito à greve e organização sindical. ... Salário mínimo. ... Justiça do Trabalho.
No Brasil, a primeira conquista significativa dos trabalhadores foi o fim do trabalho escravo. Ainda que tardiamente (a abolição definitiva só foi assinada em 1888), este é um marco de ruptura com o antigo sistema. Não por acaso, o Império caiu no ano seguinte. Deflagra-se o direito à liberdade do trabalhador.
Nela estavam previstos direitos trabalhistas como salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, repouso semanal, férias remuneradas e assistência médica e sanitária. Fica exposto nessas ações que as leis do trabalho não eram apenas do trabalho, eram também sociais.
Trabalho na Antiguidade
Na Antiguidade, predominou o trabalho escravo, que é um tipo de trabalho compulsório, ou seja, trata-se de condição de trabalho imposta, relacionada à perda da liberdade das pessoas que são escravizadas.
A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, mulheres ficam em casa, cuidam dos filhos e do marido. Já o homem trabalhava fora de casa e pagava as contas.
Quais são as fases da vida profissional?Fase das experiências. A fase dos profissionais mais recentes do mercado – pode-se dizer, dos 20 aos 30 anos. ... Fase da prática. Depois de passar por essas experiências, é hora de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos. ... Fase da consolidação. ... Fase da conclusão.
É importante falar que o feudalismo dependia basicamente da exploração da terra. Sendo assim, enquanto sistema econômico, ele era atrelado ao trabalho agrícola e à exploração do trabalho dos camponeses. Esse quadro começo a delinear-se com a ruralização da Europa durante as invasões germânicas.
Um dos grandes dramas do processo da Revolução Industrial foi a alienação do trabalhador em relação à sua atividade.Ao contrário do artesão da Antiguidade ou da Idade Média, o operário moderno perdeu o controle do conjunto de produção.
Hoje em dia, as novas tendências modificaram a vontade dos trabalhadores. As gerações mais novas já exigem que os chefes abram mão de burocracias, hierarquias e formalidade e, em contrapartida, buscam reconhecimento e satisfação.
No Sul se vivia da caça de gado, remanescentes de antigas missões jesuíticas, esta era realizada por mestiços e índios, que viviam da venda do couro e da extração do mate. Após 1733 estes gados foram levados para estâncias e estes mestiços e índios se tornaram seus empregados.
1º de maio no Brasil
Em 1917 aconteceu a Greve Geral em São Paulo, movimento responsável por parar a indústria, tornando-se um dos primeiros marcos da organização trabalhista no Brasil.
Como os planaltos podem ser formados?
Como colocar Batman Arkham Asylum em português Epic Games?
Como transferir contatos de um telefone para outro Samsung?
Como transferir do iti para o Pix?
Quanto tempo demora a transferência do Banco Inter?
Como mover o LoL para outro disco?
Como comprar Bitcoin pelo PIX?
Quanto tempo demora uma transferência do PagBank para outro banco?
Quais os documentos que o banco pede para financiar uma casa?
Como passar os dados de um HD para um SSD?
Como funciona a transferência de um cemitério para outro?
Como copiar um SSD para outro?
Quanto o Sicoob cobra por TED?
Como transferir aplicativo do banco para outro celular?
Como trabalhar o tempo em sala de aula?
O que significa a palavra visionária?
Como se chama aparelho de topografia?