Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. Todos os organismos/seres vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea.
A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.
O objetivo da reprodução é a geração de novos indivíduos. Uma questão de extrema atualidade é a caracterização do momento em que o novo ser humano passa a ser reconhecido como tal. Atualmente podem ser utilizados dezenove diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida de um ser humano.
A reprodução dos seres vivos é um processo biológico através do qual os organismos geram descendência, que é de vital importância para perpetuar as espécies. São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.
A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção da espécie. eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a sexuada. assexuada, como a bipartição, brotamento, regeneração e esporulação, etc.
18 curiosidades que você vai gostar
A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes. Nas plantas, assim como nos animais, o resultado final da reprodução é a continuação de uma determinada espécie.
Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. Todos os organismos/seres vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea.
O sistema reprodutor é dividido em sistema reprodutor feminino e masculino, ambos exercem a função igual de reproduzir seres. O sistema reprodutor feminino é formado pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.
Funções dos Sistemas do Corpo Humano
Estabelece comunicação entre as diversas partes do corpo, elaborando respostas aos estímulos. Captam estímulos do ambiente e enviam ao sistema nervoso que produz resposta imediata. Produz os hormônios (nas glândulas) que atuam sobre as células do corpo, regulando seu funcionamento.
O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de importantes atividades. Podemos andar, correr, lembrar fatos passados, comer, retirar oxigênio da atmosfera, pensar, entre várias outras atividades, tudo isso graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano.
A parte periférica do sistema nervoso conecta o sistema nervoso central com o restante do corpo por meio dos nervos e gânglios nervosos. É por eles que a parte periférica leva e recebe as informações do corpo humano.
A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.
A importância da reprodução para as plantas
Com a reprodução sexuada ocorre a recombinação de genes para formar o zigoto. Esse processo garante a variabilidade genética, ou seja, alterações nos indivíduos descendentes que ao longo do tempo sofrerão com a seleção natural, contribuindo para a evolução.
Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos). A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética.
Importância da reprodução sexuada
A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar.
Através da reprodução os seres vivos produzem descendentes capazes de transmitir as características da sua espécie, evitando sua extinção.
A fecundação das plantas depende de o grão de pólen ser liberado por uma flor, para então alcançar outra da mesma espécie e, assim, fertilizar seu óvulo. O pólen germina ao atingir o órgão reprodutor feminino, se transformando no tubo polínico.
A polinização pode ser ajudada pela água, pelo vento ou por animais (abelhas, moscas, pássaros…). As sementes quando caem na terra “acordam” e originam um pequeno rebento que irá dar origem a uma nova planta. ... Nestes, as plantas reproduzem-se através de esporos, que são ainda mais pequeninos do que as sementes.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.
Ambos são transportados pelo sistema circulatório; a glicose do sistema digestório para a célula e o oxigênio do sistema respiratório para a célula. ... A água e o gás carbônico saem da célula e são levados pelo sistema circulatório, respectivamente, para o sistema urinário e para o sistema respiratório.
O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.
São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal. Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.
Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.
O corpo humano pode ser estudado em três partes distintas, são elas: cabeça, tronco e membros.
Como juntar fotos e transformar em vídeo?
Como transformar foto em desenho gratuito?
Como transformar uma foto numa pintura renascentista?
Como passar de peso específico para massa específica?
Como prevenir escaras de decúbito?
Como a energia potencial se transforma em energia cinética?
Como mover uma página de lugar no Word?
Como saber qual o dia da ovulação?
O que fazer em caso de cobrança indevida?
Como ir para o mundo do Dragon Minecraft?
Como registrar um produto cosmético na Anvisa?
O que se deve fazer em caso de fratura?
Como colocar as fotos na Polaroid online?
Como alterar quadro de sócios na Receita Federal?