As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
As glândulas salivares secretam a saliva, que atua na digestão e protege as mucosas. As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais. As glândulas salivares são glândulas exócrinas, consideradas como anexos do sistema digestório, que lançam o seu produto na cavidade bucal.
As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.
Resumo de Glândulas Salivares: estruturas, parótida, submandibular, Sublingual e menores.
O alimento é mastigado pelos dentes, e a saliva, provenientes das glândulas salivares, facilita a formação de um bolo alimentar controlável.
31 curiosidades que você vai gostar
Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.
Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.
As glândulas parótidas apresentam um sistema de ductos que convergem para um ducto único, o ducto de Stensen, que se abre na cavidade oral.
Glândulas parótidas, que é a maior glândula salivar e está localizada na frente da orelha e atrás da mandíbula; Glândulas submandibulares, que fica presente na parte posterior da boca; Glândulas sublinguais, que são pequenas e estão localizadas por baixo da língua.
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
As glândulas parótidas começam a se desenvolver entre a quarta e sexta semanas de vida embrionária; as submandibulares, na sexta; as sublinguais e as glândulas salivares menores, entre a oitava e a 12 semanas.
Principais causas
O câncer nas glândulas salivares é provocado por mutações no DNA das células da boca, que começam a se multiplicar de forma desregulada e leva ao aparecimento do tumor.
O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Eles se desenvolvem com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores. Estes cânceres são usualmente de baixo grau, mas também podem ser de grau intermediário ou alto.
As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Ela ainda umedece os alimentos para que deslizem facilmente pelo esôfago.
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. ... As células do tecido glandular podem continuar conectadas à superfície do tecido epitelial por meio de um ducto ou não apresentar nenhuma conexão.
A boca é considerada o início de todo o processo e onde são produzidas as glândulas salivares. ... Além disso, a saliva produzida pelas glândulas salivares lubrifica as partículas alimentares, atua com ação antibiótica e elimina alguns germes.
A membrana basal circunda cada ácino e envolve algumas células mioepiteliais achatadas. ... Eles drenam para os ductos estriados, os quais são revestidos por células cilíndricas com estriações basais. Os ductos intercalares e estriados são intralobulares.
São glândulas exócrinas, localizadas no vestíbulo (bucais e labiais) e na cavidade bucal (do assoalho, da língua e palatinas), constituídas por ácinos seromucosos e mucosos. As glândulas salivares são estimuladas pelo sistema nervoso autônomo e pelos hormônios vasopressina e aldosterona.
O ducto de Wharton, também conhecido como ducto da glândula submandibular, é o principal canal de transporte sob a língua. Cada um dos ductos de Wharton sai das glândulas submandibulares e vai até duas pequenas aberturas embaixo da língua, pelas quais a saliva chega até a boca.
Como é feito o tratamento
Em casos em que a dimensão da pedra seja pequena, o tratamento pode ser feito em casa, tomando rebuçados sem açúcar e bebendo muita água, de forma a estimular a produção de saliva e forçar a pedra a sair do ducto. Também se pode aplicar calor e massagear gentilmente a região afetada.
O tratamento envolve a expressão de pedra com estimulantes de saliva, manipulação manual, com uso de uma sonda, ou cirurgia. As glândulas salivares principais são os pares das parótidas, submandibulares e sublinguais. Cálculos nas glândulas salivares são mais comuns entre os adultos.
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas SalivaresMassa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca.Dor contínua no rosto, pescoço ou boca.Diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço, comparado com o lado contralateral.Dormência em parte do rosto.Fraqueza nos músculos do rosto.
O tratamento da sialoadenite é realizado conforme o fator desencadeante da inflamação. Medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser utilizados para controlar os sintomas e reduzir o edema. Em casos de infecção bacteriana, o uso de antibióticos deve ser aventado.
A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.
Como se escreve corretamente esboço?
Qual o sinônimo da palavra envolvido?
Como pausar o pagamento do Fies?
Como proteger a sobrancelha pra não molhar?
Como proteger a raiz do pen drive?
Como proteger as paredes dos cachorros?
O que usar para proteger a pele do descolorante?
O que fazer quando a parede está com infiltração?
O que ensinar sobre educação ambiental?
Qual óleo usar na cadeira de barbeiro?
Como se cria um projeto de lei municipal?
É possível prorrogar a suspensão do contrato de trabalho?
Qual Canal sintonizar a parabólica?
Como malhar braço em casa sem peso?
Como botar efeito de voz no Discord?