Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima.
As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.
Funções da atmosferaSuprir o Planeta de gases essenciais para a manutenção da vida orgânica. A atmosfera é constituída de diversos gases, como dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio e argônio.Filtrar a radiação solar. ... Proteção contra impactos de meteoros. ... Manutenção das temperaturas médias. ... Efeito Estufa.
21 curiosidades que você vai gostar
Os principais componentes da atmosfera terrestre são o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%).
Atmosfera é importante para manutenção da vida no planeta, ela filtra radiação ultravioleta e mantém temperatura da Terra agradável. Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante.
Após a pressão atmosférica chegar a cerca de 2% da pressão atual, a evaporação do oceano cessaria e as camadas superiores do que restou dos mares congelariam. Nesse estágio, as únicas criaturas capazes de sobreviver na Terra seriam alguns organismos anaeróbios — ou seja, que não precisam de oxigênio.
A palavra atmosfera significa esfera de ar e dá nome à camada formada por diversos gases e vapor de água que envolve o Planeta Terra. A Atmosfera é responsável pela formação dos ventos, das nuvens e também das chuvas.
A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, nocivos à vida.
A Litosfera é a camada sólida superficial do planeta Terra. Ela é composta pela crosta dos continentes, crosta dos oceanos e também pela parte superior do manto terrestre. É na superfície desta camada que vivemos e que estão localizados os oceanos, rios, florestas e montanhas.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Na estratosfera, encontra-se a camada de ozônio, que bloqueia a passagem de grande parte da radiação solar que seria prejudicial a plantas e animais se chegasse à superfície do globo.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Os Gases de Efeito Estufa (GEE) mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (geralmente) um corpo material com massa suficiente.
Significado de Atmosfera
Camada de gases que está ao redor de um planeta, mantida pela gravidade. [Por Extensão] Céu; reunião das condições relacionadas ao tempo, à meteorologia. [Figurado] Clima; ambiente que determina psicológica e espiritualmente uma pessoa, uma situação, circunstância: atmosfera festiva.
1 ar, aerosfera, oxigênio, nitrogênio. Condições meteorológicas: 2 céu, tempo, ares, temperatura.
A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação. A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre.
A litosfera é a parte mais externa da Terra. É uma camada rochosa, que varia de espessura nas regiões montanhosas e nas grandes profundidades marinhas, formada pela crosta (terrestre e oceânica) e pela parte externa do manto superior.
Já a litosfera faz parte da divisão que categoriza o planeta em litosfera (crosta), astenosfera (manto superior), mesosfera (manto inferior e núcleo externo) e endosfera (núcleo interno).
Ionosfera. A ionosfera é a camada superior da termosfera e permanece carregada de elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. Aumenta ou diminui conforme a energia que absorve.
Qual a diferença entre perda e luto?
Quanto tempo demora trabalho de parto?
Porque o Pequeno Príncipe arrancava todos os brotos de baobá de seu planeta?
O quê cisto no ovário pode causar?
Como consultar unidade consumidora pelo CPF?
Como calcular os batimentos cardiacos por minuto?
O que é licenciamento simplificado?
Qual a grife mais valiosa do mundo 2021?
O que é a droga do canibalismo?
O que cada ponto do pé significa?
Como baixar a temperatura do corpo?
O que entende por diversidade?
Qual o significado de se fazer sacrifícios a Deus?
Quanto ganha um youtuber por like?
Qual o patrimônio da família Marinho?
O que é a característica da elasticidade dos direitos reais?