O octano, popularmente conhecido como gasolina, é um alcano com a fórmula química C₈H₁₈, e tem vários isómeros.
O isómero mais importante é o 2,2,4-trimetilpentano porque foi selecionado como ponto de referência 100 para a escala de octanagem, na qual o heptano tem o ponto de referência 0.
Alguns isômeros:
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.
Para determinar a fórmula molecular de um composto, basta calcular quantas fórmulas unitárias mínimas são necessárias para obter a massa molar do composto determinado.
Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão. Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.
Cálculo da fórmula empírica
Para determinar a fórmula empírica ou fórmula mínima, devemos seguir estes dois passos: Calcular o número de mol de átomos de cada elemento; Dividir os resultados pelo menor valor encontrado.
38 curiosidades que você vai gostar
O índice de octanos mede a resistência de um combustível a auto _ inflamar _ se . Quanto mais elevado for o índice , mais resistente é o combustível á detonação . Assim uma gasolina sem chumbo 98 apresenta uma maior resistência à detonação que uma gasolina 95.
Questão 5. Lembre-se que o octano é um alcano, logo apresenta apenas ligações simples e cadeia aberta. Ele apresenta oito átomos de carbono e 18 de hidrogênio em sua fórmula.
A fórmula percentual, ou fórmula porcentual, é uma fórmula química que expressa a proporção da massa de cada elemento em relação a massa total da molécula. É calculada dividindo-se a massa atômica de determinado elemento em uma molécula pela massa total da molécula e multiplicando-se o valor obtido por 100.
A fórmula mínima ou empírica mostra os menores números inteiros dos átomos dos elementos que compõem uma substância. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Por exemplo, a fórmula molecular do ácido lático é C3H9O3.
A fórmula mínima indica os elementos formadores da substância, bem como a proporção em número de átomos desses elementos expressa em números inteiros e menores possíveis.
O sistema de Hill (ou notação de Hill) é um sistema de escrita de fórmulas químicas no qual a quantidade de carbono é indicada primeiro, seguida pela quantidade de hidrogênio, e então a quantidade dos demais elementos químicos sequencialmente em ordem alfabética dos símbolos químicos.
Tanto a fórmula mínima quanto a molecular é C10H18O. Porém, em outros casos, a fórmula molecular será um múltiplo inteiro da fórmula mínima, segundo a fórmula 4. Vejamos alguns exemplos de como isso funciona na Tabela 1.
São três as principais fórmulas químicas usadas para representar os compostos covalentes: fórmula molecular, fórmula eletrônica ou de Lewis e fórmula estrutural plana.
Como identificar cobra coral verdadeira e falsa?
Qual é o tempo de uma sessão de fisioterapia?
Quais represas de água interligadas da Sabesp e como funciona?
Como funciona a lareira elétrica?
Como funciona a válvula agulha?
Como levantar a autoestima da sua amiga?
Como funcionam as apostas contra na Betfair?
Como funciona a válvula termostática elétrica do Fiesta Flex?
Como arquear as sobrancelhas retas?
Quais os itens de segurança da nota de 100 reais?
Porque levantar o caudex da Rosa do Deserto?