Mutação pontual: geralmente causada por substâncias mutagênicas ou erros na replicação do DNA, há a troca de um único nucleotídeo por outro. A mais comum, conhecida por transição, ocorre quando há a troca de uma purina por outra purina (A ↔ G) ou uma pirimidina por outra pirimidina (C ↔ T).
As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
Podem ser classificadas em alguns tipos:Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.
Podemos classificar as mutações em somáticas e germinativas. ... As mutações podem ser ainda gênicas ou cromossômicas. As mutações gênicas são aquelas em que as alterações ocorrem nos genes, e as cromossômicas são aquelas em que ocorrem alterações em partes inteiras de cromossomos.
As mutações gênicas podem surgir de maneira espontânea ou induzidas. As mutações espontâneas surgem ocasionalmente em todas as células e se desenvolvem na ausência de qualquer agente. As mutações induzidas, por sua vez, são resultado da exposição do organismo a algum agente físico ou químico.
16 curiosidades que você vai gostar
Mutações Espontâneas São mutações de origem natural, em que ocorrem aleatoriamente em qualquer alelo do DNA de qualquer célula do organismo, sem que haja qualquer influência externa. Surgem por: Erros na replicação do DNA; Lesões espontâneas na estrutura química das bases nucleotídicas.
Origem e causa das mutações
As mutações de origens são espontâneas, como o próprio nome já diz, ocorrem ao acaso. São erros que acontecem durante a replicação do DNA ou durante a divisão celular. Quando o DNA está no processo de duplicação, ele se desmembra em duas fitas gerando cópias.
Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.
O que é uma mutação:
No ramo da biologia, a mutação é um termo que define o fenômeno da alteração brusca e inesperada do material genético (DNA) de um ser vivo, podendo, a partir de então, ser transmitido para os seus descendentes.
Como ocorre a formação do celoma em animais pseudocelomados?
Como proteger o estômago de remédios?
Como ocorre a formação das bilirrubinas?
Como proteger a bancada de madeira?
Como ocorre a focalização da imagem na retina?
Como tirar a carteira de aposentado?
Como pronuncia o nome do Jungkook?
Como saber se você é Tetracromata?
Qual é a composição química do RNA?
Quem libera o Seguro-desemprego?
Como evitar o ataque de formigas nas colmeias de abelhas?
Como podemos avaliar a formação do tampão primário na coagulação?
Quando a tireoide dói o pescoço?
Como deixar uma porta de blindex mais segura?
Como ocorre a formação do folículo dentário?
Como ser convocado para servir o exército?
Como limitar o acesso a planilhas por usuários no Excel?
Como ocorre a formação de granulomas na infecção com Mycobacterium tuberculosis?