O Álcool Etílico Combustível, mais popularmente conhecido como Etanol, é uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente de várias matérias-primas como beterraba, grãos e cana-de-açúcar, sendo essa última o insumo agrícola utilizado na fabricação de etanol no Brasil, considerado o melhor do mundo.
Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem. O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc.
Entre os motores de veículos (motores de combustão interna) o etanol é utilizado principalmente em motores de ignição por centelha (ciclo otto). Esses motores utilizam a vela de ignição para lançar uma faísca elétrica que queima o combustível, gerando energia para o veículo se movimentar.
O etanol é renovável porque é produzido de derivados vegetais da cana de açúcar e de milho que crescem todos os anos, são colhidos, processados, usados nos automóveis e têm nova safra no ano seguinte. Um pouco de energia de origem fóssil é usado neste processo, mas em proporção muito pequena, particularmente no Brasil.
Origem: de onde vem o etanol
Há processos complexos para a obtenção da substância, porém, o mais difundido é a fermentação de açúcares de plantas ricas em açúcar ou amido, como cana-de-açúcar, milho, beterraba e sorgo, sendo a cana-de-açúcar a mais simples e produtiva.
15 curiosidades que você vai gostar
O etanol produzido de cana-de-açúcar surgiu, no Brasil, ... Em 1925, surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combus- tível. Em 1933, o governo de Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e, pela Lei nº 737, tornou obri- gatória a mistura de etanol na gasolina.
Conhecido também como álcool etílico e hidrato de metilo, o metanol é um biocombustível altamente inflamável. Esta substância é obtida a partir da destilação destrutiva de madeiras (principal meio de obtenção), processamento, pelo processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil.
O petróleo é um recurso não renovável pois é extraído da natureza e que não poderá voltar para o seu lugar de extração, de origem (é um bem limitado). Outros não renováveis: ouro, ferro, bauxita. Já o etanol, é um recurso renovável pois é um recurso ilimitado, a sem risco de se esgotar.
Etanol - combustível renovável obtido pela fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.
1o) Renovável ou não fóssil: Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. Alguns exemplos são: Água. Etanol.
...
Alguns exemplos são:Gasolina.Óleo diesel.Querosene.Gás natural.Xisto betuminoso.Carvão.Gás liquefeito propano (GLP)
O Álcool Etílico Combustível, mais popularmente conhecido como Etanol, é uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente de várias matérias-primas como beterraba, grãos e cana-de-açúcar, sendo essa última o insumo agrícola utilizado na fabricação de etanol no Brasil, considerado o melhor do mundo.
No Brasil, a maior parte de etanol é utilizada como combustível, mas também como matéria-prima de tintas e solventes. Há também o etanol hidratado, que possui 5% de água. O mesmo é utilizado na fabricação de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, medicamentos, perfumes e combustível.
Utilizações principais do etanol:Antisséptico e desinfetante;Em bebidas alcoólicas;Solvente de tintas, vernizes, perfumes etc.;Como combustível e aditivo da gasolina (antidetonante);É usado na indústria para obtenção de vários compostos orgânicos, tais como o éter, o ácido acético e o acetaldeído.
As principais matérias-primas utilizadas para produzir etanol são cana-de-açúcar, milho, aveia, arroz, cevada, trigo e sorgo.
O etanol é representado pela fórmula C2H6O, ou, de forma mais detalhada, CH3CH2OH. Isso significa que o composto é formado por dois átomos de carbono (C) ligados à cinco átomos de hidrogênio (H) e a um átomo de oxigênio (O) ligado a outro hidrogênio.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.
Etanol. Muitas pessoas ainda não sabem, mas o etanol é um dos combustíveis renováveis mais populares e utilizados principalmente nos veículos de passeio brasileiros. Ele é obtido através da fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais (cana-de-açúcar).
O que é petróleo? O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.
Assim, podemos concluir que o petróleo é um produto natural (pois, é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica) não renovável (por ter sido formado por sua sedimentação desde a era geológica Mesozóica).
São usados como combustíveis, o carvão mineral, gás natural e o petróleo. ... Os combustíveis fósseis são recursos não-renováveis, pois levam milhões de anos para se formarem, e as reservas desses combustíveis estão a esgotar-se, já que o consumo é maior que a produção.
O álcool metílico, conhecido como metanol é composto por um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila (CH3OH), é um álcool oriundo da mesma família do etanol; seu uso, como carburante, remonta ao início do século, quando teve sua utilização como combustível pelo pioneiro Henry Ford.
O metanol puro, no entanto, foi isolado pela primeira vez em 1661 por Robert Boyle, quando ele o produziu através da destilação de buxus (buxo).
O metanol também é um álcool, porém com outra formula. Basicamente o metanol é um álcool de tipo metílico. Ele não é tão normal como o anterior, o etanol. Geralmente se usa para combustão de automóveis, porém não pode ser usado em produtos e em bebidas, é tóxico e pode causar problemas no fígado.
O que é sustentabilidade ambiental?
Quando você é bloqueado no WhatsApp o recado some?
Como lixar e pintar fibra de vidro?
Quão forte é o passaporte brasileiro?
Quanto é um personal trainer por mes?
Quais são os tipos de unidade de conservação?
O que faz uma pessoa ser de mentira?
O que é princípio da disponibilidade e indisponibilidade?
O que é uma folha padrão isométrico?
Quantos km roda o óleo Mobil 10W30?
Como se chama o sinal que une as palavras dos substantivos compostos?