A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
O estudante explica corretamente que, de acordo com a teoria da deriva continental, a semelhança entre a costa da América do Sul e da África pode ser explicada pelo fato de que essa porção do continente americano e o africano estiveram unidos no passado, quando havia um continente único, denominado Pangeia.
São eles: os divergentes, nos quais as placas se afastam em sentidos opostos, como acontece com a América do Sul e a África; os convergentes, em que duas placas se movem uma em direção a outra, formando zonas de subducção (uma das placas mergulha sob a outra); e limites transformantes, referentes ao movimento paralelo ...
Explicação: Para a teoria de deriva continental essas semelhanças entre o formato da Costa da América do Sul e da Costa africana se deve ao fato de que um dia todos os continentes estiveram juntos em um megacontinente chamado pangeia.
A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta. ... Esse movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectônicas, responsável também por abalos sísmicos e atividades vulcânicas.
15 curiosidades que você vai gostar
Era cenozoica
A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta.
A separação da Pangeia foi consequência da movimentação das placas tectônicas, que se afastaram umas das outras devido a deriva continental (ideia proposta anteriormente por Wegener). A princípio a Pangeia se separou em dois grandes continentes, o do Sul que foi chamado de Gondwana e o do Norte Laurásia.
Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
Resumo sobre a deriva continental
A deriva continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener em 1912. De acordo com essa teoria, os continentes terrestres formavam, há mais de 200 milhões de anos, uma massa única chamada Pangeia. ... A Pangeia se fragmentou e deu origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana.
A cada ano, as placas tectônicas em que estão localizadas a América, de um lado, e a Europa e a África, do outro, se afastam cerca de quatro centímetros. Os cientistas sabem que as placas se movem em direções opostas, e que nas áreas de fronteira entre elas as partes mais densas afundam.
As relações entre o continente africano e o Brasil datam do tráfico humano no início do século XVI. Uma numerosa mão de obra e notáveis aportes culturais africanos devidos ao tráfico modificaram sem dúvida o universo sócio-político, econômico e cultural do Brasil colonial que engendrou o Brasil de hoje.
A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais encontram-se em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia.
O CONTINENTE ASIÁTICO
A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial.
A fragmentação do Gondwana aconteceu a partir da separação das placas africana e sul-americana, com a ruptura iniciando no sentido sul-norte, e, consequente formação do Oceano Atlântico entre as duas placas, ainda no Período Triássico (±250 a 200 milhões de anos). 3.
A idéia da Deriva Continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
A teoria da tectónica de placas parte do pressuposto de que a camada mais superficial da Terra está fragmentada numa dúzia ou mais de grandes e pequenas placas que se movem relativamente umas às outras, sobre um material viscoso, mais quente.
Teoria das placas tectônicas
Também conhecida por Tectônica de Placas, esta teoria diz que a litosfera é composta por diversos “pedaços quebrados” e que estão em constante deslocamento sobre o manto do planeta.
O que move as placas? Hoje sabemos que é a convecção do manto terrestre que através da mudança de temperatura faz um movimento cíclico empurrando a placa.
A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.
Sua teoria explicava bem todas essas questões, entretanto, Wegener não conseguiu explicar que tipo de força conseguiria mover massas tão largas a tão grandes distâncias.
A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos. O primeiro a sistematizar a hipótese da existência desse supercontinente foi Alfred Wegener, na teoria da deriva continental, no início do século XX.
Essa ascensão de material quente e descida de rochas frias demonstra o processo de convecção proposto por Holmes no começo do século passado. O desenvolvimento da tecnologia permitiu, também, mensurar com grande precisão a taxa de afastamento dos continentes (e portanto, a taxa de expansão do assoalho oceânico).
Este supercontinente foi se moldando até o final do Período Permiano (Era Paleozóica), quando teve início a sua separação, a partir do Período Triássico.
A América do Sul começou a se afastar da África há 180 milhões de anos.
O que é processo administrativo de outorga?
Qual é a classe gramatical da palavra novo?
O alasca é banhado por quais oceanos?
O que é bom para a circulação das pernas?
Quanto tempo demora para um boleto cair na conta Nubank?
Quanto tempo esperar para passar à segunda mão de selador?
Qual é o internato mais caro do mundo?
Quais os tipos de receitas que existem?
Quantos anos Tom Felton tinha em Relíquias da Morte?
Quais são os estilos de dança mais conhecidos?
Quais são as normas de segurança?
Quem foi que criou o capitalismo?
Quanto rende 200 reais no PicPay por dia?
O que significa a palavra assevera?