A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, também denominado de bacilo de Koch (BK), que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).
1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. 3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos.
O reservatório principal é o homem. Em algumas regiões, o gado bovino doente. Em raras ocasiões, os primatas, aves e outros mamíferos. Em geral, a fonte de infecção é o indivíduo com a forma pulmonar da doença, que elimina bacilos para o exterior (bacilífero).
Período de transmissibilidade A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos.Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes.
Tuberculose primária – ocorre durante uma primo-infecção, pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar quanto do foco ganglionar ou, então, em conseqüência da disseminação hematogênica. Isso acontece em 5% dos primo-infectados.
Opções de tratamento para tuberculose óssea. O tratamento para tuberculose óssea inclui a toma de antibióticos por 6-9 meses e fisioterapia, que pode ser útil para diminuir a dor e o desconforto gerado, aumentando livre movimentação das articulações e fortalecendo a musculatura.
A tuberculose pode afetar outros órgãos do corpo além dos pulmões, uma condição denominada tuberculose extrapulmonar. Os rins e os ossos são provavelmente os locais mais comuns da tuberculose extrapulmonar. A tuberculose renal pode produzir poucos sintomas, mas a infecção pode destruir parte do rim.
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa, muito antiga, também conhecida como ‘tísica pulmonar’. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente.
Atualmente, consiste na principal preocupação mundial em relação à doença. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doença virtualmente incurável em todo o mundo.
Por que o matrimônio é indissolúvel?
Onde posso publicar meu livro?
Quanto de massa magra dá pra ganhar em 1 ano?
Quantos dias de intervalo entre um atestado e outro?
Qual o melhor salmo para casamento?
Como ver todas as notas de rodapé no Word?
Como calcular hora-atividade do professor?
Qual é a melhor hora para jejuar?
Como se identifica um pronome?
Qual o melhor coalho para fazer queijo?
O que precisa para trabalhar em uma funerária?
O que fazer para se livrar da dívida do cartão de crédito?