Segundo a Ética a Nicômaco, chama-se alma à estrutura físico-mental do ser humano. É o seu princípio vital porque lhe compete coordenar as ações humanas sobrepondo-as às paixões. Por isso, a alma humana é diferente da alma vegetativa das plantas ou da alma sensitiva dos animais.
Significa o estado “passivo” do sujeito em geral (e do humano, em particular), contraposto aos fenômenos de “atividade”. Daí que em Aristóteles que a paixão seja uma categoria oposta à ação, e na filosofia escolástica signifique a passividade, o ato de sofrer.
A alma como princípio da vida e do movimento também está presente nos animais. A diferença entre o homem e os animais é uma questão de grau. Diz Aristóteles: “do animal ao homem, o que caracteriza a passagem é uma espécie de aperfeiçoamento” (De Anima, III, 5). Nas plantas, a alma é meramente nutritiva.
“A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.
As paixões seriam para ele, todos os sentimentos acompanhados de dor ou prazer; as faculdades seriam o fato de podermos sentir tudo isso; e por fim, a disposição de caráter seria nossa posição em referência as paixões se são boas ou más. ... E por isso, a virtude é uma disposição de caráter.
44 curiosidades que você vai gostar
Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.
na visão de Aristóteles
Aristóteles define a virtude moral como disposição – já que não podem ser nem faculdades nem paixões – para agir de forma deliberada e a disposição está de acordo com a reta razão. A virtude moral consiste em uma mediania relativa a nós.
Para os filósofos e psicólogos, por exemplo, as virtudes humanas básicas das pessoas são:benevolência.bondade.justiça.paciência.sinceridade.responsabilidade.pontualidade.assiduidade.
Em termos filosóficos, a alma surge primeiro como o princípio da organização do ser vivo, sendo utilizada para explicar a complexidade da vida e para articular as diversas funções vitais.
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
2 - As divisões da alma
A alma, segundo os ensinamentos de Aristóteles, em especial no final do livro I da Ética a Nicômaco é subdividida em duas partes, a saber: parte não- racional e parte racional.
O filósofo Rochefoulcauld diz que “se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas do que pela nossa força”, ou seja, é bem provável que não seja paixão. Paradoxalmente, a paixão é tão inteligente que ela própria impede que nossa inteligência possa interferir na sua condução.
Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.
Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.
O Catecismo da Igreja lembra que todas as virtudes humanas, que são muitas, giram à volta das quatro virtudes cardeais, que são as virtudes-eixo: prudência, justiça, fortaleza e temperança (nn. 1805-1809).
São elas: castidade, caridade, temperança, diligência, paciência, bondade/benevolência e humildade. Essas sete virtudes não correspondem às sete virtudes celestiais ou sete virtudes cristãs alcançadas pela combinação das virtudes cardinais e teologais.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.
A moral é a parte culminante da filosofia de Sócrates que ensina a bem pensar para bem viver. “Seu filosofar é ético não apenas porque pretende conhecer o bem, porque através da refutação rechaça as falsas opiniões sobre o bem, mas porque transforma efetivamente a seus interlocutores” (YARZA, 1996, p.
Entre as virtudes morais podemos destacar algumas que são de suma importância para a ética. São elas as seguintes: A coragem, a temperança, a liberalidade, a magnificência, o justo orgulho, a calma, a veracidade, a espirituosidade, a modéstia, a justa indignação e a justiça.
Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática. Quanto mais o ser humano exercitar a virtude, mais virtuoso será.
Para Sócrates a virtude está enraizada no conhecimento. Que o máximo que uma pessoa poderia almejar como objetivo de vida seria se tornar uma pessoa virtuosa. A virtude segue três etapas, a saber: ser bom em alguma coisa, posteriormente a excelência na ação e chegando a bondade moral.
1 devido, por causa, graças, uma vez, dado, visto, já, em razão, por motivo, por obra, por conta, porque, em consequência, à custa, em atenção, por efeito, por mérito, com o auxílio, por ação, por força, pelo poder.
Expressão que designa o mesmo que "por causa de" ou "devido a". Exemplo de uso da palavra Em virtude de: Em virtude dos seus atos, irei te castigar.
1 valor, qualidade, atributo, dom, dote, predicado, riqueza, faculdade. Dignidade: 2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.
Pode tomar leite de vaca a noite?
Onde vive o marido de Simaria?
Quanto ganha um entregador da Amazon?
Quanto fechou o Ibovespa em dezembro?
Qual incenso para tirar olho gordo?
Quem tem TDAH é doente mental?
O que mais entope as veias do coração?
O que fazer para animar uma festa do pijama?
Como conseguir uma bolsa de estudos para Londres?
Quando surgiu a ciência moderna?
Qual a forma correta de tomar dipirona?
Porque a garrafa de cerveja congela?
Quanto ganha um Vice-diretor na PEI?
O que devemos ver em um processo de interação entre pessoas e organização?