Qual a diferença entre Risco e Perigo? “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p.
Em outras palavras: é a probabilidade de lesão ou morte. Aqui vão alguns exemplos de risco: perda de membros, intoxicação, ter problemas em qualquer parte do corpo por conta das condições onde se trabalha. Já o perigo, por sua vez, é referente á situações que podem lhe causar danos, lesões ou levando à morte.
Como o risco pode ser previsto, minimizado e até eliminado dentro da empresa, saber o seu conceito faz toda diferença para a atividade de um técnico de segurança. Sabendo identificar uma situação de perigo, ele consegue avaliar quais riscos podem ser causados e tomar medidas para evitá-los.
Já, a nova redação da NR-01 descreve o Perigo ou fator de risco como a fonte com o potencial para causar lesão ou problemas de saúde. Portanto, o Perigo trata-se de toda fonte (atividade, ambiente, máquina rotativa, substância, etc.) com potencial de causar danos à saúde e integridade física do trabalhador.
Risco é a possibilidade de ocorrer um dano devido a um perigo. Ops! Risco estabelece a probabilidade do efeito adverso ocorrer em um organismo, sistema ou população sob circunstâncias específicas.
27 curiosidades que você vai gostar
Segundo o Glossário da NR 10 são todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.
Tipos de Riscos. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
Vulnerabilidade (Vulnerability ) - Fraquezas ou buraco em um programa de segurança que podem ser exploradas por ameaças para obter acesso não autorizado a um ativo. Risco (Risk) - O potencial de perda, dano ou destruição de um ativo como resultado de uma ameaça que explora uma vulnerabilidade.
Os Controles de Prevenção são aquelas medidas que evitam a possibilidade da situação perigosa atingir o trabalhador. É como se evitassem que um objeto caísse, chegando assim até a cabeça do trabalhador. Já os Controles de Recuperação são as medidas que atuam na consequência, após o evento indesejado já ter acontecido.
Qual a época de plantar couve?
Como surgiu a população depois de Adão e Eva?
Quando começa a mudar a cor dos olhos do bebê?
Em que local se originou a cidade de Olinda?
Qual a origem das Joias do Infinito?
Como saber qual será o átomo central?
Como escolher uma placa de vídeo para o meu PC?
Qual placa de vídeo vale a pena em 2021?
Quais são as matérias que caem no vestibular de direito?
Quais são as áreas de concursos públicos?
O que é ser uma pessoa amarela?
Como era a Grécia antigamente?
Como os professores sabem que é plágio?
Como saber quantos megas de internet contratar?
Como saber a operadora do meu celular?
Como surgiram as línguas neolatinas e quais são as principais?