O diabetes tipo 2 é caracterizado por altas taxas de glicose no sangue, chamada de hiperglicemia. Apesar do excesso de glicose no sangue ser prejudicial à saúde em longo prazo, a glicose é fonte de energia para o corpo humano e níveis abaixo do normal (hipoglicemia) também podem ser bastante perigosos.
A hipoglicemia é um problema frequente entre os pacientes diabéticos e pode ter sérias consequências para o paciente. O baixo nível de glicose no sangue faz com que o corpo não funcione adequadamente, fazendo o paciente passar mal e, em alguns casos, desmaiar.
Isso é chamado de hipoglicemia reativa. A hipoglicemia reativa pode ser um sinal precoce de diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa estão baixos, o pâncreas libera um hormônio chamado glucagon. O glucagon diz ao fígado para quebrar a energia armazenada.
Hiperglicemia: se o pâncreas produz pouca insulina ou se ela é ineficiente (caso do diabetes tipo 2), só uma pequena quantidade de glicose entra na célula. Daí ela se acumula no sangue, causando prejuízos. Hipoglicemia: especialmente no caso de quem toma insulina, pode haver uma rápida absorção de glicose pela célula.
A hipoglicemia pode ocorrer depois de a pessoa comer uma refeição contendo uma grande quantidade de carboidratos (hipoglicemia reativa), se o organismo produzir mais insulina do que é necessário.
40 curiosidades que você vai gostar
Como prevenir a hipoglicemiaDiminuir o consumo do açúcar branco, álcool e de alimentos preparados com farinha de trigo;Fazer ao menos 4 refeições diárias contendo frutas e verduras em pelo menos 2 delas;Não pular refeições;Seguir uma dieta orientada por um nutricionista que tenha quantidades ideais de carboidratos;
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.
Ao contrário do diabetes tipo 2, o diabetes tipo 1 não ocorre devido ao estilo de vida, mas devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, impedindo que o pâncreas possa desempenhar a sua função corretamente.
No caso de hipoglicemia é muito importante aumentar rapidamente o nível de açúcar no sangue. Assim, uma ótima forma é dar para a pessoa cerca de 15 gramas de carboidratos simples de rápida absorção.
Quantos sistemas anaeróbios nós temos?
Qual a função do filtro cânister?
Como funciona o procedimento de velório?
Como instalar duas impressoras em um PC?
Qual é o processo de captação de energia solar?
Como funciona o segundo estágio do carburador à vácuo?
Como funciona um sistema gerenciador de banco de dados?
Como funciona a captação de energia eólica?
O que é o êxodo rural como se apresenta o êxodo rural no Brasil?
Como instalar aplicativo com pendrive na Smart TV Samsung?
Como se apresentam os rios no Nordeste?
Como se aplica as provas e testes psicopedagógicos?
Como se apresentar em um perfil profissional no Instagram?
Como se faz uma argumentação jurídica?