A gente, escrito de forma separada, significa nós. Agente, escrito de forma junta, significa pessoa que age, que faz alguma coisa.
Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente: ● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós.
Exemplos com a gente. A gente vai à praia depois do almoço. Ontem, a gente falou com ele, mas ele continuava triste com a situação. Toda a gente sabe que um dia tem vinte e quatro horas. Agente = pessoa que age. Agente tem sua origem na palavra em latim agens e se refere ao
● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós. Deve ser conjugada na terceira pessoa do singular e evitada na modalidade escrita (especialmente nos textos não literários ), já que está muito associada ao coloquialismo.
Agente ou a gente. Estas duas formas - agente e a gente - estão corretas e existem na língua portuguesa. Seus significados, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
O que fazer quando aparece conversão de arquivo?
Como pintar o cabelo tendo alergia?
Como tirar ruído do microfone w10?
Como tirar o queimado de pipoca do fundo da panela?
Como tirar o ressecamento do cabelo na transição capilar?
Como limpar o áudio de um vídeo?
Porque o cabelo crespo e seco?
Como tirar zero da frente Excel?
Quem faz a voz do Pikachu no desenho?
Como funciona o programa Mãe Paranaense?
Como escreve o nome urso em inglês?
Como inserir a petição inicial no PJE?
O que causa linfedema no braço?
O que fazer para deixar de ser sócio de uma empresa?