A gente, escrito de forma separada, significa nós. Agente, escrito de forma junta, significa pessoa que age, que faz alguma coisa.
Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente: ● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós.
Exemplos com a gente. A gente vai à praia depois do almoço. Ontem, a gente falou com ele, mas ele continuava triste com a situação. Toda a gente sabe que um dia tem vinte e quatro horas. Agente = pessoa que age. Agente tem sua origem na palavra em latim agens e se refere ao
● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós. Deve ser conjugada na terceira pessoa do singular e evitada na modalidade escrita (especialmente nos textos não literários ), já que está muito associada ao coloquialismo.
Agente ou a gente. Estas duas formas - agente e a gente - estão corretas e existem na língua portuguesa. Seus significados, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Quanto ao mercado de trabalho?
Como aproveitar o bônus demográfico?
Como juntar várias fotos em uma só no iPhone?
Qual a formação do conhecimento científico?
Como baiacu se defende dos predadores?
Pode usar cipermetrina em cachorro?
O que significa reticências entre colchetes?
Como jogar Cold War Zombies sozinho?
Como o New Deal recuperou a economia dos EUA?
Tem como usar música do Spotify como toque do celular?
Como os judeus se livraram dos romanos?
Quando usar coordenadas polares?
Como Mosca de Chiquititas está hoje?