Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.
Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
BELA CAÇADORA
Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento. Um dia, envenenado pelo ciúme doentio. Omulú desconfiou da fidelidade da mulher e a prendeu num formigueiro. As formigas picaram Euá quase até a morte e ela ficou deformada e feia.
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Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Mulherengo, Xangô planejou seduzir Ewá, empregando-se como jardineiro no palácio de Obatalá. Um dia Ewá apareceu na janela e admirou a beleza de Xangô. Não se tem notícia de como Ewá se entregou a Xangô, no entanto, arrependida de seu ato, pediu ao pai que lhe enviasse a um lugar onde nenhum homem lhe enxergasse.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obaluaê, como é conhecido nacionalmente, é o senhor da terra, o Orixá da cura, da saúde e também das doenças. Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro.
Ele se manifesta numa tendência autopunitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seus filhos-de-santo do cotidiano ...
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto.
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
No amor, têm dificuldade de se entregar
Tem grande limitação na hora de demonstrar os seus sentimentos, parece ter sempre um pé atrás com a pessoa amada, com medo de se decepcionar. Procuram dar provas de sua fidelidade e dedicação no dia a dia com coisas práticas.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Introspectivos. Extremamente racionais, os filhos de Omulu tendem a passar mais tempo ocupados com seus pensamentos do que com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, são considerados introspectivos, gostando mais dos seus livros e pesquisas do que de companhia.
Qualidades do Orixá Omolu / ObaluaiyéQUALIDADES.Akavan: Tem ligação com Oyá, veste estampado.Azonsu / Ajunsun: Tem fundamentos com Oxumaré, Oxun e Oxalá. ... Azoani: É jovem, veste vermelho, palha vermelha Tem caminhos com Iroko, Oxumaré, Iemanjá e Oyá.Afomam: Veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Ewá e Santa Luzia – O sincretismo
Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com a Santa católica; a protetora dos olhos que é comemorada em 13 de dezembro. Santa Luzia e Ewá são padroeiras dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.
Diz-se, pois, que os filhos de Ewá são: encantadores, tagarelas, inquietos, não sabem ceder, são temperamentais, tentam ser o centro das atenções, irritam-se além da conta quando estão doentes, fazem um "carnaval" por tudo e por nada, querem tudo ao tempo e à hora, não querem envelhecer.
Orixá Ewá queria viver sozinha e se dedicar ao equilíbrio e proteção de tudo que é puro e verdadeiro. Pediu ajuda ao seu irmão Oxumaré, que a levou ao final do arco-íris, onde ninguém nunca chegou, nem nunca viu.
A imagem de Obaluaê
Em um dia de festa em que os orixás se reuniram, Ogum pergunta por Obaluaê e percebe que ele não quer aparecer por conta de suas feridas. Então, ele vai ao mato, faz um capuz de palha para cobrir Obaluaê dos pés à cabeça.
Omulu o Orixá das doenças e cura. Orixá da cura, dos mortos, dos cemitérios, cura e estabilidade. Cor: Branco e preto ou amarelo e preto. Elemento: Terra.
Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
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