Qual é a desvantagem da democracia indireta?

Pergunta de Mafalda Filipa Pacheco Machado Tavares em 30-05-2022
(42 votos)

Pode Tornar-se Ineficiente: Governos moldados pela democracia representativa podem se transformar em burocracias massivas, que são notoriamente lentas para agir, especialmente em questões importantes. Corrupção: Os candidatos podem adulterar suas posições sobre questões ou objetivos para alcançar o poder político.

Qual a desvantagem da democracia indireta?

Entre outras desvantagens encontra-se o fato de que as classes desfavorecidas, geralmente, não contam com representação, assim como existem dificuldades para que ocorra um consenso referente às opiniões de todos os representantes na democracia indireta.


Quais são as vantagens e desvantagens da democracia representativa?

Vantagens e desvantagens da democracia representativa

Entre suas vantagens, vale destacar que a tomada de decisões é muito mais simples do que no caso da democracia direta, pois esta conta apenas com a opinião de alguns especialistas e não com a de milhares de pessoas que compõem um país.

Quais as características da democracia indireta?

A democracia indireta estabelece que a população utilize do voto para a escolha dos representantes políticos mais adequados aos seus interesses. Desse modo, os cidadãos teriam os seus direitos assegurados por vereadores e deputados que se comprometeriam a atender os anseios de seus eleitores.

Qual a diferença entre a democracia direta e indireta?

Pode ser direta (em que os cidadãos decidem sobre questões relacionadas a criações de leis, orçamento, etc.); ou indireta / representativa (em que a população escolhe representantes para que tomem decisões em seu nome).

[ENEM] Democracia direta, indireta e representativa


39 curiosidades que você vai gostar

Quais as principais diferenças entre os dois tipos de democracia?

Tipos de democracia

democracia representativa: na democracia representativa a vontade do povo é expressada através dos seus representantes que são eleitos por voto direto nas eleições. democracia participativa: também é chamada de democracia semidireta, porque tem características de democracia direta e indireta.

Qual a diferença entre democracia direta e participativa?

Na democracia direta, também conhecida como democracia participativa, os cidadãos debatem e votam diretamente sobre as principais questões de seu interesse, sem a necessidade de haver intermediários. Atualmente, o modelo mais próximo da democracia direta de outrora é o modelo adotado na Suíça: democracia semidireta.

Quais as características da democracia direta?

Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila.

Quais as características da democracia representativa?

Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.



Outras questões

Como tirar cheiro ruim nas mãos?

Para que serve Otodem Auriclean?

Por que homens de Aquário somem?

O que é bom para tirar o cloro do cabelo?

Como usar o depilador Racco?

Qual é a doença do ukitake?

Como tirar a cidadania italiana pelo Consulado?

Como usar Jade Roller e gua sha?

Como um advogado deve falar no tribunal?

O que é bom para acabar com cisto sebáceo?

Como usar Sodexo no iFood?

O que ouve com Simone?

Como lavar rolhas de vinho?

O que o nutrólogo pode prescrever?

O que é bom para tirar cheiro de querosene da roupa?

Qual o melhor suplemento para o cavalo?

Como eliminar o mau cheiro do quarto?

O que fazer para tirar cheiro de cimento?

Como ganha um assessor de investimentos XP?

O que a falta de lubrificação pode provocar no motor?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com