Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos. Exemplos com mais: Ela é a mais bonita da escola.
Mais transmite sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. No plural, pode significar também: os outros, os demais, os restantes.
Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.
Resposta: No mais é uma locução adverbial com o sentido de “quanto ao mais, de resto, além do mais”. Exemplo de Monteiro Lobato: “Não é a munheca um talher completo, colher, garfo e faca a um tempo? No mais umas cuias, gamelinhas, um pote embeiçado, a pichorra e a panela do feijão.”
Obrigada. Na expressão em dúvida, a palavra mais é um advérbio que exprime a ideia de maior quantidade. Sendo o advérbio, «fundamentalmente, um modificador do verbo»*, ele é colocado junto da palavra cujo sentido intensifica ou altera.
19 curiosidades que você vai gostar
A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.
Como adverbio, o “mas” tem a função de intensificar ou dar enfase a uam determinada afirmação. Normalmente vem acompanhada de outras palavras quando emprega esta função. Veja os exemplos. Ele brigou tanto, mas tanto, que foi suspenso.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão: a) introduz uma opinião contrária à do autor.
Locução conjuntivaConjunções aditivas - expressam soma.Conjunções adversativas - expressam oposição.Conjunções alternativas - expressam alternância.Conjunções conclusivas - expressam conclusão.Conjunções explicativas - expressam explicação.
Significado de Ou seja
expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.
Dois PontosOs dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ... Começar uma enumeração.Antes de uma citação ou fala de alguém.Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.Nos discursos diretos.Anteceder um exemplo, observação ou nota.Antes de orações apositivas.Depois de vocativos.
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
Exemplos de Advérbios em frases:
Ele bebeu muito. Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER, ou seja, é um advérbio de intensidade.
Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.
→ Advérbio de tempo
Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
(suficientemente, tão, tão, de outra maneira, muito, bem, quanto, mais, cerca de, mesmo, menos, bem, pouco, mais, quase, que, algum(a), tudo, muito, demais...).
Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo).
Para que serve o produto silvo?
Como alisar o cabelo com Salon line?
Porque o chocolate está mais caro?
Como inserir várias linhas numa planilha?
É possível desfiar frango no processador?
Como funciona o pegador de sorvete?
Para que serve o primer da Vedacit?
Como tirar o compartilhamento no OneDrive?
Qual a principal característica da identidade na Pós-modernidade?
Qual a origem da desigualdade entre os homens para Rousseau?
Como inspecionar página do Instagram?
Por que assinar a carteira de trabalho?
Tem como saber se a pessoa deixou de seguir no Instagram?
Como saber se a pessoa superou?
Como liberar o acesso no Caixa Tem FGTS?
Como saber quando uma pessoa gosta de você?
Qual a vida útil da pastilha de freio?
Quanto tempo leva para o réu ser citado?
Quando a pessoa te exclui do Instagram?
Como saber se a pessoa não aceitou sua solicitação de amizade no Facebook?