Significado de enquanto A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.
A palavra enquanto consiste em uma conjunção temporal, conformativa ou proporcional, tendo os seguintes significados:durante o tempo que;ao mesmo tempo que;na qualidade de;à medida que.
Significado de Enquanto
conjunção Sempre que; quando: escuta música, enquanto estuda. À medida que; à proporção que; ao passo que: fatigava-se, enquanto ouvia.De certa maneira; como: enquanto ser humano, não deveria roubar. Etimologia (origem da palavra enquanto).
“Agora”, “antes”, “depois”, “hoje”, “enquanto”, “já”, “tarde”, “cedo” e “ainda” são alguns exemplos de advérbios de tempo.
Enquando, escrito junto, não existe. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção que indica: ao mesmo tempo que, durante o tempo que, à medida que e na qualidade de. Exemplos com enquanto: Enquanto você estuda, eu vou fazer um bolo para lancharmos.
15 curiosidades que você vai gostar
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A forma correta de escrever essa expressão é de novo, separado. A grafia denovo não existe na língua portuguesa, estando completamente incorreto o seu uso. Em conversas informais, especialmente nas redes sociais, é muito comum ver as pessoas escrevendo denovo.
→ Advérbio de tempo
Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»).
Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.
Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.
Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.
Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.
1 durante, durante o tempo em que, durante o tempo que, no tempo em que, quando, sempre que.
Mas os dois casos apresentados são diferentes: enquanto = como, na qualidade de: dicionários recentes, como o da Academia das Ciências de Lisboa e o Houaiss, registam-no, sem qualquer indicação que o desaconselhe.
Nota: Quando a conjunção enquanto ocorrer no início da frase, com o valor de «na qualidade de» e/ou introduzindo uma expressão nominal (cf. 1) ou uma oração subordinada (cf. 2), tais proposições deverão ser seguidas de vírgulas, demarcando a separação da sequência ou oração seguintes.
A palavra enquanto, escrita de forma junta, transmite a ideia de tempo, proporção e conformidade. Indica, principalmente, durante o tempo que: Enquanto você dorme… Enquanto ele estuda…
Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de ...
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.
Significado de Quando
advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. Em que momento no tempo: quando será seu casamento? Preciso saber quando será seu casamento.
ADVÉRBIO EXCLAMATIVO DE INTENSIDADE
Exemplo: Como você cresceu!
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
- Advérbios "Ontem", "hoje", "amanhã", "já", "agora", "logo", "cedo", "tarde", "outrora", "breve", "nunca", "sempre", "jamais". - Locuções adverbiais Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como "às vezes", "em breve", "à noite", "à tarde", "de manhã", "de quando em quando".
De novo (separado) é a forma certa de se escrever. Denovo (junto) não existe na Língua Portuguesa. De novo é uma locução adverbial com a ideia de repetição, por exemplo: “não acredito que meu telefone estragou de novo”.
A palavra demais é um advérbio de intensidade, já de mais é uma locução adjetiva.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Quais são as penas principais do CPM?
Quantos créditos posso pegar por semestre UnB?
Quem volta de férias recebe cesta básica?
Como ajudar um jogador compulsivo?
Como saber quantos teraflops tem meu PC?
Como se separa a palavra em inglês?
Como saber quando a Barbie é original?
Como instalar o WordPress no meu servidor?
Como saber se um número é par ou ímpar no VBA?
Quantos óvulos são produzidos por mês?
Como saber se o notebook está aquecendo?
Como saber se o CPF está em dias com a Receita Federal?
Qual a lâmpada LED com mais lúmens?
Porque o nervo do dente inflama?
Como calcular o número de átomos em uma amostra?
Como saber se o módulo é mono ou estéreo?