O fósforo é um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 e massa atómica igual a 30,973762 u.
Para se dar a configuração eletrônica de um átomo, colocam-se os elétrons, primeiramente, nos subníveis de menor energia (estado fundamental). Deve-se observar a ordem energética dos subníveis de energia, que infelizmente não é igual à ordem geométrica.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
o íon Sr2+ possui configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6. devido à sua carga nuclear, o raio atômico do sódio é menor do que o do cloro.
Configuração eletrônica é a distribuição de elétrons de um átomo ou molécula (ou outra estrutura física) em orbitais atômicos ou moleculares; por exemplo, a configuração eletrônica de um átomo de néon é 1s² 2s² 2p6.
37 curiosidades que você vai gostar
O nível com maior quantidade de elétrons é chamado nível mais energético, a partir dele é possível prever o período onde o elemento vai estar localizado na tabela periódica e seu subnível correspondente, diz a família da certa espécie química. No nosso exemplo o Cloro tem 7 elétrons no nível 3, é o mais energético.
a) A distribuição eletrônica do íon Ca2+ é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2.
Todo átomo possui valência, até mesmo o Níquel. Mas qual é a valência do Ni? O átomo Ni possui valência 0,1,2,3.
(VUNESP-SP) Para o elemento de número atômico 28, a configuração eletrônica é a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10.
A configuração eletrônica ou configuração eletrónica de um átomo ou íon é uma descrição da distribuição dos seus elétrons por nível de energia. As configurações eletrônicas descrevem cada elétron como se movendo independentemente em um orbital, em um campo médio criado por todos os outros orbitais.
A) de acordo com a tabela vemos que o elemento de número atômico 20 é o cálcio (de distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2) e que o de número atômico 17 é o cloro (de distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5).
O elemento germânio (Z = 32) apresenta a seguinte configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p2, sendo localizado no 4º período, família 4A ou 14.
O cobre está localizado no quarto período do grupo 11 (transição externa). Sua configuração eletrônica é 29Cu: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9.
Há duas maneiras de identificar as famílias ou grupos:Usando algarismos romanos seguidos pelas letras A ou B, que indicam a posição do elétron mais energético nos subníveis (IA, IIA, IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB, IIB, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e VIIIA ou zero);Usando algarismos arábicos de 1 a 18.
A existência de camadas eletrônicas foi observada pela primeira vez experimentalmente nos estudos de absorção de raio-x de Charles Barkla e Henry Moseley. Barkla nomeou-os então com as letras K, L, M, etc. (A terminologia original era alfabética.
O Potássio está posicionado no quarto período da Tabela Periódica, logo, o seu átomo apresenta quatro níveis, sendo o quarto nível a camada de valência, o que é confirmado por meio de sua distribuição eletrônica.
Quais as desvantagens de utilizar um hub em uma rede de computadores?
Qual visto mais fácil de tirar?
O que é flacidez tissular artigo?
Qual melhor horário para tomar cloridrato de nortriptilina?
Qual o consumo de uma fritadeira elétrica industrial?
O que é ISO 22000 e para que serve?
Qual diagrama não é uma função?
Quais as maiores dificuldades encontradas para a efetivação das leis ambientais?
O que é osmolaridade da dieta enteral?
Quantas vezes por semana posso comer miojo?
Qual exame para intestino Irritavel?
Em que ano foi lançado os bilhetes de banco?
Quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação?