A composição da linfa assemelha-se com a do sangue, exceto por não possuir hemácias. Apresenta glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios.
2/3 da composição da linfa deriva do fígado e do intestino. Ela é composta também por leucócitos (glóbulos brancos), sendo que 90% são linfócitos. A linfa transportada pelos vasos linfáticos é filtrada nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos.
Ao líquido que circula no interior dos vasos linfáticos dá-se o nome de linfa, e ela se caracteriza por ser um líquido esbranquiçado com constituição semelhante à do sangue, diferindo apenas por não possuir hemácias.
Função dos linfonodos
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). ... Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.
41 curiosidades que você vai gostar
A linfa é o líquido que circula dentro dos linfáticos. Tem composição semelhante a do plasma sanguíneo e concentração de proteínas em torno de 2 a 6%, dependendo da parte do corpo.
Os vasos linfáticos apresentam três camadas semelhantes às das pequenas veias, mas o lúmen é maior. A túnica íntima consiste em um endotélio e uma fina camada subendotelial de tecido conjuntivo. A túnica média contém algumas poucas células musculares lisas em uma disposição concêntrica separadas por fibras colágenas.
Eles incluem (1) os linfonodos, (2) o baço, (3) as tonsilas, e (4) agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos presentes nos pulmões (tecidos linfoides associados aos brônquios) e na mucosa do trato digestório (tecido linfoide associado ao tubo digestivo), incluindo as placas de Peyer.
O tecido linfóide encontra-se distribuído pelo organismo e pode ser encontrado na forma de órgãos (discretamente encapsulados) ou difuso em outros tecidos (acúmulo de tecido linfóide). Os órgãos e tecidos linfóides são classificados em órgãos linfóides primários e órgãos ou tecidos linfóides secundários.
Como mudar a chave de ativação do Windows?
Qual o principal objetivo da terapia manual?
Qual exame detecta doenças mentais?
Como saber se a dieta está fazendo efeito?
Quais são os indicadores de qualidade na Educação Infantil?
Como calcular a área de um histograma?
Quais as consequências causadas pelos furacões?
Quem tem hipotireoidismo não consegue emagrecer?
Qual o pH do shampoo Seda detox?
O que pode ser considerado vício oculto?