Pronomes interrogativos: são utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou indireto. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas; ... Pronomes indefinidos: são aqueles que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical.
São dez as classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Significado de Meu pronome Que pertence a mim: meu carro, meu livro. [Gramática] Indica pertença e concorda com o gênero feminino (coisa ou pessoa), na primeira pessoa do singular (eu). [Gramática] Determina substantivo que representa um ser ou coisa pertencente à pessoa que fala: meu relógio; este cavalo é meu.
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Pronome Demonstrativo
Primeira pessoa | Este, estes, esta, estas, isto |
---|---|
Segunda pessoa | Esse, esses, essa, essas, isso |
Terceira pessoas | Aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo |
Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos. ♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento;
O fato de ser classificado como substantivo não impede que os pronomes continuem sendo classificados em: 1. Classifique os pronomes destacados em pronomes substantivos e pronomes adjetivos. Explique. a) Lembranças a todos os teus. (E. da Cunha, OC, II, 646.) b) Teus olhos são dois desejos. (R. Correia, PCP, 109.)
Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
Pronomes são palavras que exercem função nominal, seja para substituir um substantivo, seja para acompanhá-lo (determinando o seu significado).