Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
O grupo dos anfíbios (classe Amphibia) é atualmente representado por três ordens: Anura (sapos, rãs e pererecas), Caudata ou Urodela (salamandra e tritões) e Gymnophiona ou Apoda (cobras-cegas ou cecílias).
A pele dos sapos é seca, glandular e vascularizada. Não possuem nenhum tipo de pelos ou escamas. A pele fina permite as trocas gasosas, respiração cutânea.
Os sapos são fisicamente mais troncudos, possuem glândulas paratoides, têm pele mais rugosa e seca e são mais terrestres do que as rãs e as pererecas. ... A pele dos sapos é fina e permeável e, portanto, esses animais são muito sensíveis a alterações tanto do ambiente aquático como do solo e do ar.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
44 curiosidades que você vai gostar
Os anfíbios são animais vertebrados ectotérmicos (não são capazes de regular a temperatura corporal por mecanismos internos, sendo fundamental para isso fontes externas), e uma de suas características mais marcantes é a presença de um ciclo de vida com uma fase larval aquática e uma fase adulta terrestre.
O sapo-comum alimenta-se de invertebrados como insetos, aranhas, lesmas e minhocas, que caçam com as suas línguas pegajosas. Os sapos caçam geralmente à noite, e são mais activos em dias húmidos.
A pele dos sapos normalmente é coberta de saliências que parecem verrugas, e cada uma têm uma glândula com veneno. Para se defender, o sapo esguicha o veneno, mas ele não consegue fazer isso sozinho. É o predador que, ao capturar o sapo, pressiona as glândulas e solta o veneno.
A alimentação do sapo varia de acordo com sua espécie, então, o que os sapos comuns comem? As espécies menores se alimentam de todos os tipos de insetos, vermes, aranhas e caracóis, enquanto outras podem comer peixes. Por outro lado, espécies maiores ingerem pequenas cobras, lagartos e roedores.
As rãs geralmente têm patas traseiras com membranas, já que passam a maior parte da vida na água. Algumas também têm membranas nas patas dianteiras. Elas podem ainda ter ventosas nesses membros. Já os sapos não costumam ter nenhuma dessas estruturas nas patas.
Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens. À ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos.
Esses animais de vida dupla podem ser classificados em três ordens que levam em consideração sua anatomia: Anura (sapos, rãs e pererecas), Urodela ou Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona ou Ápoda (cecílias ou cobras-cegas).
Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.
A maioria deles vive próximo a uma fonte de água , muito embora existam sapos que vivam em ambientes húmidos que são considerados ambientes aquáticos, como a serapilheira de florestas tropicais húmidas.
Por serem animais de grande porte (em relação à outros anfíbios) sua alimentação pode ser composta de pequenos vertebrados (aves e mamíferos), invertebrados (besouros, formigas, minhocas e centopeias) e até de vegetais, sendo uma das poucas espécies onívoras de sapos.
A rã-golias (nome científico: Conraua goliath) é uma espécie africana de anfíbio anuro. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg. É o maior anuro existente. Tem uma capacidade de salto notória, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez, embora se canse rapidamente após dois ou três saltos.
O sapo-cururu (nome científico: Rhinella diptycha, antiga nomenclatura: Rhinella schneideri), também conhecido como sapo-boi, é uma espécie de anuro da família Bufonidae.
O sapo-boi está presente em 138 países. Desde que foi introduzido no Estado de Queensland, em 1935, a espécie espalhou-se já por mais 1,2 milhões de quilómetros quadrados. Medem entre 10 a 15 centímetros e podem pesar mais um quilograma.
Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia. ... Os peixes são animais de hábitos aquáticos que apresentam nadadeiras e respiração, na maioria dos casos, branquial.
Aves – Características geraissão vertebrados amniotas, alantoidianos e homeotérmicos;são bípedes, pela transformação dos membros anteriores em asas, o que lhes permite (na maioria das vezes) voar;o corpo é coberto de penas que contribuem para o vôo e para a manutenção da temperatura corpórea;
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos.
A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.
Como pagar a mensalidade da UNIP?
Como pagar a anuidade do Crefito?
Como pagar boleto no cartão de crédito ITI?
Onde pagar conta de energia agora?
Como pagar conta Claro com cartão de crédito?
Como pagar contas com cartão de crédito BMG?
Como pagar com cartão de crédito no Mercado Pago?
Como pagar boleto no AstroPay?
Como ligar os instrumentos na mesa de som?
Como jogar Unturned com amigos Steam 2021?
Como acabar com os conflitos familiares?
Como foi o surgimento das letras?
Porque a República foi proclamada no Brasil?
Como se formou a monarquia romana?